Minuto da Checagem destaca a importância de fontes confiáveis para a confirmação de informações

Sétimo vídeo da série pode ser assistido no canal da Justiça Eleitoral no YouTube

A sétima edição da série Minuto da Checagem já está no ar e aborda a importância de buscar fontes de confiança para checar a veracidade de informações “chocantes” ou “absurdas”. O vídeo traz algumas dicas de como o cidadão deve agir, caso tenha dúvida sobre a veracidade de algum conteúdo. Todos os vídeos da série podem ser conferidos no canal oficial da Justiça Eleitoral no YouTube.

A coordenadora do Núcleo de Rádio e TV da Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ana Paula Ergang, lembra que essas informações falsas, na maioria das vezes, estão hospedadas em sites desconhecidos. “Suspeite sempre que receber uma informação absurda com um link estranho: ela pode ser falsa! Geralmente, esses conteúdos são elaborados para confundir a cabeça dos cidadãos. Por isso, precisamos nos cercar de veículos de confiança para checar esses conteúdos antes de compartilharmos. Se cada um fizer sua parte, teremos menos desinformação”, alerta.

Programa

O programa é mais uma ação do TSE para combater a desinformação no âmbito do processo eleitoral brasileiro, um dos grandes problemas enfrentados pelo Tribunal durante as Eleições Gerais de 2018. Na ocasião, informações inverídicas veiculadas na internet levantaram suspeições relacionadas à segurança do processo eleitoral e da urna eletrônica.

O Minuto da Checagem tem duração de aproximadamente um minuto e é veiculado uma vez por mês no canal da Justiça Eleitoral no YouTube. Para o rádio, estão sendo produzidos spots em duas versões, de 15 e de 30 segundos.

O programa também vai ao ar no intervalo da programação da TV Justiça e das demais 500 emissoras parceiras do Núcleo de Rádio e TV do TSE. O Minuto da Checagem é divulgado ainda pelos parceiros do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020.

RC/LC, DM

Últimas notícias postadas

Recentes