Presidente do TSE saúda profissionais da saúde e de serviços essenciais na abertura da primeira sessão de julgamento por videoconferência da Corte

Ministra Rosa Weber também manifestou pesar às famílias das vítimas do novo coronavírus

Fachada do TSE

Na manhã desta quinta-feira (16), os ministros que compõem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) participaram da primeira sessão ordinária de julgamento realizada por meio de videoconferência na história da Corte. O novo formato atende às recomendações das autoridades de Saúde, que adotaram o distanciamento social como estratégia de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Em sua fala de abertura, a presidente da Corte Eleitoral, ministra Rosa Weber, saudou os profissionais da área da Saúde, que ocupam a linha de frente no combate à Covid-19, e fez uma referência especial aos trabalhadores de serviços essenciais, responsáveis pela manutenção da segurança, limpeza, abastecimento e transporte urbano. A magistrada também manifestou profundo pesar às famílias que tiveram parentes vitimados pela doença.

A presidente do TSE, que participou da sessão de seu gabinete, destacou o ineditismo do momento gerado pela pandemia e assegurou o cumprimento da agenda processual do Tribunal. “Esta é uma data histórica no âmbito deste Tribunal, pois pela primeira vez realizamos uma sessão por videoconferência em substituição à sessão presencial e o fazemos graças à tecnologia para que a prestação jurisdicional eleitoral continue a ser entregue nesta Casa com presteza e efetividade”, observou a ministra.

Além da presidente do TSE, ministra Rosa Weber, participaram da primeira sessão por videoconferência, transmitida ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube , o vice-presidente da Corte Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso; os ministros Edson Fachin, Og Fernandes, Luis Felipe Salomão, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e Sérgio Banhos; o vice-procurador-geral eleitoral, Renato Brill de Góes; e o servidor do Tribunal Victor Souto, secretariando os trabalhos. A sessão também contou com sustentação oral da advocacia.

A realização de sessões por videoconferência foi regulamentada pela Resolução Administrativa TSE nº 02/2020 , assinada pela ministra Rosa Weber em 27 de março de 2020.

BA/JB, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido