Conheça mais sobre a Ouvidoria do TSE, o canal de comunicação entre a Justiça Eleitoral e o cidadão

Em 2019, a unidade realizou mais de 23 mil atendimentos feitos por telefone, carta, formulário on-line e pessoalmente

Fachada TSE

A Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem como principal finalidade servir de canal de comunicação direto entre o cidadão e a Justiça Eleitoral. É por meio da unidade que o usuário pode contatar o TSE para esclarecer dúvidas institucionais, fazer elogios ou críticas e realizar consultas sobre temas relacionados ao processo eleitoral.

Em 2019, mais de 87% das pessoas que responderam à pesquisa de satisfação se disseram satisfeitas com o prazo de atendimento e a orientação dada pela unidade, índice que superou a meta de 80% estipulada pelo Tribunal para a avaliação dos serviços prestados ao cidadão.

Além do atendimento virtual feito via formulário da Ouvidoria, é possível se comunicar com o setor pelos telefones 0800-648-0005 e (61) 3030-8700, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. O contato pode ser feito também por carta endereçada ao Tribunal Superior Eleitoral (Setor de Administração Federal Sul, Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF – CEP 70.070-600) ou, ainda, pessoalmente, na sala A-956, do edifício-sede do TSE, das 8h às 19h.

Números

No ano passado, a Ouvidoria do TSE computou mais de 23 mil atendimentos, sendo a maior parte deles (53,47%) via telefone. Novembro foi o mês que registrou o maior número de relatos, quando a unidade recebeu 3.661 solicitações.

Das 11.390 solicitações feitas via internet – pelo formulário da Ouvidoria disponível no Portal do TSE –, por e-mail ou por carta, apenas 1.365 (5,85%) foram encaminhadas para manifestação das áreas técnicas, sendo o restante respondido pela equipe que integra a unidade no tempo médio de cinco horas.

Os pedidos de informações (80,16%) lideraram o ranking de relatos recebidos pela Ouvidoria, seguidos pelas reclamações (8,63%) e pelas solicitações (7,45%). Informações acerca da Certidão de Quitação e Crimes Eleitorais e Título Eleitoral foram os temas mais demandados pelos usuários, com 9.639 (41,13%) registros.

As estatísticas da Ouvidoria são resultado da consolidação dos dados gerados pelo Sistema Informatizado de Atendimento ao Cidadão, que possibilita o mapeamento das demandas recebidas e tratadas pelo setor.

BA/LC, DM


Últimas notícias postadas

Recentes