Eleitores de dois municípios voltam às urnas neste domingo (2)

Prefeitos e vice-prefeitos serão escolhidos em novas eleições

Urna Eletrônica

Neste domingo (2), eleitores de dois municípios brasileiros voltarão às urnas para escolher seus novos prefeitos e vice-prefeitos. Foram convocadas novas eleições, pela Justiça Eleitoral, em Pilão Arcado (BA) e em Pugmil (TO) para substituir os eleitos em outubro de 2016, que tiveram os respectivos mandatos cassados.

No município baiano, dois candidatos disputam a preferência dos moradores. O primeiro é Raimundo Nonato, conhecido como Mundoca, que concorre pelo PSDB e tem como vice Raimundo Ramos, do PSB. O segundo candidato é Orgeto Bastos, que concorre pelo Patri ao lado de Jesse Alves, candidato a vice pelo PSD.

Já no município tocantinense, três candidatos concorrem ao Executivo municipal. São eles: Dircineu Bolina (PSDB) e seu vice, Angelo Mario (MDB); Nazaré Amâncio (Cidadania) e seu vice, Antônio Galvão (PTB); e Valmor Hagestedt (PSB), que tem como vice Helena da Granja (PSL).

Estão aptos a votar os eleitores inscritos nessas localidades e que já estavam regulares no cadastro eleitoral na data da publicação das resoluções administrativas que definiram a data e as instruções para a realização das novas eleições. A votação terá início às 8h e será encerrada às 17h, conforme o horário de cada localidade.

Legislação

A nova eleição ou renovação de eleição está prevista no artigo 224 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), que, a partir das alterações promovidas pela Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165), passou a prever a realização de novos pleitos sempre que houver “decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário”.

As informações sobre os candidatos das novas eleições podem ser acessadas no DivulgaCandContas.

Os resultados dos pleitos poderão ser conhecidos pouco após o horário da votação, diretamente no sistema de Divulgação de Resultados de Eleições, o Divulga.

Confira o calendário das novas eleições de 2020.

CM/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido