Nova edição do podcast Clica e Confirma destaca adiamento das Eleições Municipais

Edição especial traz os detalhes da trajetória para as alterações no calendário eleitoral 2020

Banner Clica e Confirma

Já está no ar o 16º podcast Clica e Confirma, produzido pela Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta semana, o programa traz uma edição especial sobre o adiamento, por 42 dias, das Eleições Municipais 2020, que vão mobilizar mais de 140 milhões de eleitores para a escolha de prefeitos e vereadores de 5.568 municípios brasileiros.

A Constituição Federal de 1988 determina que as eleições sejam realizadas no primeiro e no último domingo do mês de outubro em anos eleitorais. Entretanto, após diversas reuniões virtuais com especialistas da área de saúde, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, sugeriu aos líderes do Poder Legislativo que o calendário eleitoral fosse alterado para reduzir o risco de contaminação e preservar a saúde da população, diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A sugestão virou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), aprovada em dois turnos no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, e promulgada como Emenda Constitucional nº 107/2020. A edição especial traz os detalhes do trabalho conjunto entre a Justiça Eleitoral e o Parlamento para aprovar a mudança nas datas das eleições, anteriormente marcadas para 4 e 25 de outubro (primeiro e segundo turnos). Agora o pleito será realizado nos dias 15 e 29 de novembro.

Clica e Confirma

O podcast Clica e Confirma é apresentado pelo jornalista Rimack Souto e conta com as participações dos jornalistas Sérgio Oliveira e Fábio Ruas.

Você pode ouvir o Clica e Confirma nas seguintes plataformas de áudio: Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts.

MC/LC, DM

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido