Glossário Eleitoral explica conceito de zerésima

Acessíveis em campo específico no Portal do TSE, os verbetes do serviço estão distribuídos por ordem alfabética

Glossário da Justiça Eleitoral

Disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral Brasileiro esclarece que a zerésima é o documento emitido em cada seção eleitoral, antes do início da votação. A zerésima mostra que não existe voto registrado na urna eletrônica para nenhum dos candidatos da disputa. Ela é impressa logo após o procedimento de inicialização da urna, conforme o artigo 86 da Resolução TSE nº 23.611/2019.

Antes de o primeiro eleitor ficar frente a frente com a urna eletrônica, em cada uma das seções eleitorais, o presidente da mesa receptora de votos já deverá ter ligado a máquina, na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, para emitir o relatório da zerésima.

O documento traz toda a identificação da urna. Comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há voto computado para nenhum deles. Ou seja, confirma que a urna tem “zero voto”. Após a impressão da zerésima, o presidente da seção eleitoral, os mesários e os fiscais dos partidos ou coligações que estiverem presentes devem assiná-la.

O serviço

O Glossário Eleitoral traz mais de 300 enunciados com diversas informações e referências históricas. Além de acessíveis com um simples clique, os verbetes estão separados por ordem alfabética.

EM, PA/LC, DM

 

Últimas notícias postadas

Recentes