Você sabe o que são direitos políticos? O Glossário Eleitoral esclarece

Serviço do Portal do TSE explica expressões utilizadas pelos operadores do Direito Eleitoral

Glossário da Justiça Eleitoral

Um conceito que o cidadão pode pesquisar no Glossário Eleitoral Brasileiro é o de direitos políticos. Também conhecidos como direitos de cidadania, os direitos políticos podem ser definidos como o conjunto dos direitos atribuídos ao cidadão que lhe permite – por meio do voto, do exercício de cargos públicos ou da utilização de outros instrumentos constitucionais e legais – ter efetiva participação e influência nas atividades de governo. O Glossário Eleitoral está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet.

Segundo o Glossário, estar no gozo dos direitos políticos significa estar apto a alistar-se eleitoralmente e habilitar-se a candidaturas para cargos eletivos ou a nomeações para certos cargos públicos não eletivos. Significa, ainda, estar habilitado a participar de pleitos, a votar em eleições, em plebiscitos e em referendos, a apresentar projetos de lei por meio de iniciativa popular e a propor ações populares.

Quem não está no gozo dos direitos políticos não pode se filiar a um partido político nem ser investido em qualquer cargo público, mesmo não eletivo.

O serviço

Com mais de 300 verbetes, o Glossário Eleitoral é uma importante fonte de consulta do cidadão sobre a terminologia empregada pelos operadores do Direito Eleitoral.

Por meio do serviço, o internauta também tem acesso a diversas informações históricas sobre o desenvolvimento do processo eleitoral brasileiro.

Assista também, no canal da Justiça Eleitoral no YouTube, aos vídeos produzidos pelo Núcleo de Rádio e TV da Assessoria de Comunicação do TSE com os verbetes do Glossário.

EM/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido