Eleitores de quatro municípios retornam às urnas neste domingo (8)

Votação terá início às 8h e será encerrada às 17h, de acordo com o horário local

Urna Eletrônica

Eleitores de quatro municípios voltarão às urnas neste domingo (8) para escolher seus novos prefeitos e vice-prefeitos. Convocadas pela Justiça Eleitoral devido ao afastamento dos titulares das chapas eleitas em outubro de 2016, as novas eleições serão realizadas em Silva Jardim (RJ), Laurentino (SC), Parobé (RS) e Jacinto (MG).

Em Parobé, o prefeito perdeu o mandato em razão do indeferimento do registro de candidatura. Nos demais municípios, os titulares dos cargos tiveram os diplomas cassados por práticas ilícitas durante o processo eleitoral. 

Em Silva Jardim, sete candidatos disputam a Prefeitura. São eles: Maria Dalva do Nascimento (Solidariedade), que tem como vice Marcos Nascimento (Solidariedade); Antônia Benfeitas da Silva (PRTB), cuja vice é Maria José da Silva (PRTB); Evandro Pietrafessa (Avante), que tem como vice Elmo Machado (Avante); Jaime Figueiredo (Pros), sendo vice na chapa Marcilene Xavier (PP); Júlio Delphino (Pode), cujo vice é Pedro Paulo do Carmo (Pode); Valber Tinoco (Republicanos), que tem como candidato ao cargo de vice-prefeito Wolney Dias (PTB); e Zilmara da Silva (PL), cujo candidato a vice é Lies Abibe (PL).

Já em Laurentino, três candidatos concorrem à chefia do Executivo Municipal. Ademir Caetano disputa o cargo de prefeito pelo PTB, tendo como candidato a vice Marcelo Frena (PP). Marcelo Rocha concorre pelo MDB e traz como integrante a vice na chapa Agenor Avi, também do MDB. Por sua vez, Salésio Nardelli (PSDB) fecha o quadro de candidatos à Prefeitura da cidade catarinense, tendo como vice Marcelo Tonett (PSDB).

No município gaúcho de Parobé, cinco candidatos estão na corrida eleitoral. São eles: Diego Dal Piva da Luz (PDT), que tem como vice Alex de Souza (PL); Gilberto Gomes Júnior (Republicanos), cujo vice é Denilson Goulart (Republicanos); Moacir Jagucheski (Cidadania), que traz como candidata a vice Andreia Henemann (Cidadania); Olavo Vargas (PTB), cujo vice é Nadir da Silveira (PTB); e Maristela Rossatto (PT), que tem Lodeir de Souza (PT) como vice.

Finalmente, dois candidatos disputam a preferência dos eleitores de Jacinto: Adailton de Almeida (PRTB), que tem como vice Marcone Carvalho (Cidadania); e Valdenir da Silva Júnior (PSDB), cujo candidato ao cargo de vice-prefeito é João Berberino (PP).

Somente estarão aptos a votar os eleitores dessas localidades que se encontravam em situação regular no cadastro eleitoral na data da publicação das resoluções que fixaram a data e as instruções para a realização dos novos pleitos. A votação terá início às 8h e será encerrada às 17h, de acordo com o horário local.

Legislação

A nova eleição ou renovação de eleição está prevista no artigo 224 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), que passou a prever a realização de novos pleitos sempre que houver “decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário”. A mudança veio com a Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165).

As informações sobre os candidatos das novas eleições podem ser obtidas no DivulgaCandContas.

Os resultados das eleições podem ser conhecidos pouco depois do encerramento da votação, diretamente no sistema de Divulgação de Resultados de Eleições, o Divulga.

Confira o calendário das novas eleições de 2020.

EM/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido