Ouvidoria do TSE: um canal direto com o eleitor

Atendimento é feito por e-mail, por telefone, ou por carta

De janeiro a dezembro do ano passado, os canais de interação do TRE-PE registraram um aumento expressivo no número de atendimentos ao eleitorado

Todo cidadão brasileiro que tem dúvidas sobre a situação de seu cadastro na Justiça Eleitoral ou sobre eleições pode contar com a Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para diversos esclarecimentos.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, pelos telefones 0800-648-0005 e (61) 3030-8700, pelo e-mail , por meio de preenchimento do formulário de atendimento. O contato também pode ser feito via carta, que deve ser enviada para o seguinte endereço: Setor de Administração Federal Sul, Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF, CEP: 70.070-600, Sala A-956, edifício-sede. O atendimento pessoal está temporariamente suspenso devido às medidas de prevenção ao coronavírus constantes da Resolução Administrativa TSE nº01/2020.

No ano passado, a Ouvidoria do TSE realizou mais de 23 mil atendimentos. Mais de 87% das pessoas que responderam à pesquisa de satisfação se disseram satisfeitas com o prazo de atendimento e com a orientação dada pela unidade, índice que superou a meta de 80% estipulada pelo Tribunal para a avaliação dos serviços prestados ao cidadão.

Das 11.390 solicitações feitas via internet – pelo formulário da Ouvidoria disponível no Portal do TSE –, por e-mail ou por carta, apenas 1.365 (5,85%) foram encaminhadas para manifestação das áreas técnicas, sendo o restante respondido pela equipe que integra a unidade no tempo médio de cinco horas.

Os pedidos de informações (80,16%) lideraram o ranking de relatos recebidos pela Ouvidoria, seguidos pelas reclamações (8,63%) e pelas solicitações (7,45%). Informações sobre certidão de quitação eleitoral, certidão de crimes eleitorais e título eleitoral foram os temas mais demandados pelos usuários, com 9.639 (41,13%) registros.

As estatísticas da Ouvidoria são resultado da consolidação dos dados gerados pelo Sistema Informatizado de Atendimento ao Cidadão, que possibilita o mapeamento das demandas recebidas e tratadas pelo setor.

CM/LC, DM

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