TSE despede-se do vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros

Presidente do Colegiado, ministra Rosa Weber, agradeceu a atuação e dedicação de Medeiros, que assumirá o cargo de vice-procurador-geral da República

Vice-procurador-geral eleitoral  Humberto Jacques e a ministra Rosa Weber durante sessão plenári...

Ao encerrar a sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta quinta-feira (12), a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, prestou uma homenagem, em nome do Colegiado, ao vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, que participou hoje de sua última sessão no Tribunal. Medeiros assumirá o cargo de vice-procurador-geral da República.

A nomeação foi assinada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (10). Humberto Jacques de Medeiros assumirá a função no lugar de José Bonifácio de Andrada.

Em seu pronunciamento, a ministra Rosa Weber ressaltou a qualidade do trabalho realizado por Medeiros desde o início de sua atuação no TSE, em 19 de setembro de 2017, “honrando sobremaneira a Justiça Eleitoral com a sua atuação diligente e profícua”, segundo ela. “Há pessoas que fazem diferença, e Vossa Excelência é uma delas. Pessoas com quem o convívio é uma bênção”, acrescentou a presidente do TSE.

 A ministra Rosa Weber destacou, ainda, o conhecimento técnico apurado, o brilhantismo e o didatismo das intervenções do vice-procurador-geral eleitoral nos processos em tramitação na Corte. A presidente da TSE assinalou também a extrema lhaneza, a absoluta gentileza e a afabilidade do membro do Ministério Público no trato pessoal, afirmando que Humberto Jacques de Medeiros deixará muitas saudades entre os integrantes do Tribunal.

Ao finalizar sua homenagem, a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, agradeceu a Medeiros por toda dedicação e pelo trabalho desempenhado no TSE ao longo de mais de dois anos, em prol da Justiça Eleitoral, desejando a ele pleno sucesso em suas novas funções.   

Falando em nome da advocacia, Paulo Machado Guimarães, elogiou a atuação de Humberto Jacques de Medeiros na Corte Eleitoral. “Queremos nos somar às palavras proferidas por Vossa Excelência em homenagem ao Doutor Humberto Jacques. Nesse período que tivemos oportunidade de militar no Tribunal, Vossa Excelência tem sido atento e sensível aos interesses, às preocupações e às causas que os partidos políticos, os candidatos e, enfim, os cidadãos e as cidadãs trazem à apreciação deste Tribunal”, disse o advogado.

Emocionado, Humberto Jacques de Medeiros – que já havia sido homenageado pela Corte na ocasião de sua nomeação ao novo cargo – agradeceu as manifestações feitas pela presidente do TSE e pelo representante da advocacia. Medeiros lembrou que não há um horizonte de permanência ou de saída de integrante do Ministério Público no TSE, “o que faz com que a gente tenha que trabalhar e amar a Justiça Eleitoral como se não houvesse amanhã”.

“Essa intensidade com que se trabalha e que se vive aqui se deve ao fato de nunca pensarmos que [essa permanência] pode acabar a qualquer momento. E como sempre estive sabendo disso, era essencial que fizesse o melhor a todo instante, porque não é qualquer pessoa, não é qualquer cidadão que tem a chance de fazer parte da democracia, que é o que se faz nesta bancada”, salientou o vice-procurador-geral.

Humberto Jacques de Medeiros afirmou ter aproveitado dessa oportunidade de maneira intensa e concluiu: “Saio muito melhor do que entrei. Aprendi muito, porque é preciso ser excelente para trabalhar com ministros excelentes e com uma advocacia excelente”.

EM/JB, DM

Leia mais:

10.03.2020 - TSE presta homenagem ao vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido