Ricardo Lewandowski é eleito para compor TSE como ministro substituto

Magistrado, que já presidiu a Corte Eleitoral, retorna ao Tribunal para mais um biênio. Eleição ocorreu na sessão desta quarta-feira (9) do Plenário do STF

Ministro Presidente Ricardo Lewandowski.

Na sessão desta quarta-feira (9), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu o ministro Ricardo Lewandowski para atuar como ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O magistrado já compôs e presidiu a Corte Eleitoral, e comandou as Eleições Gerais de 2010.

Após ser eleito pelo Plenário do STF, Lewandowski agradeceu a confiança dos colegas e disse esperar “fazer jus à honrosa indicação”.

Ricardo Lewandowski assumiu a cadeira de ministro substituto no TSE pela primeira vez em 2006, tendo sido eleito ministro efetivo em 2009. No dia 23 de abril de 2010, o magistrado assumiu a Presidência da Corte Eleitoral.

O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros: três são originários do Supremo Tribunal Federal, dois são do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são representantes da classe dos juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade – indicados pelo presidente da República.

Cada ministro é eleito para um biênio, sendo proibida a recondução após dois biênios consecutivos. Atualmente, a Corte Eleitoral é presidida pelo ministro Luís Roberto Barroso.

LC, com informações do STF

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido