Série Inclusão: Portal do TSE conta com diversas ferramentas de acessibilidade

Menos de 1% dos sites brasileiros apresentam esse tipo de recurso. No Portal da Corte Eleitoral, as ferramentas foram implantadas a partir de 2012

acessibilidade

Esta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está divulgando uma série de matérias em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. A terceira reportagem da série mostra que a Corte Eleitoral desenvolve, desde 2012, ações constantes no sentido de facilitar e ampliar o acesso ao seu Portal na internet.

Além de texto alternativo nas imagens utilizadas, da descrição dos conteúdos de formulário, das teclas de atalho e de salto de conteúdo, o usuário com dificuldade para acessar as páginas do Portal do TSE pode utilizar a funcionalidade Rybená.

A ferramenta permite a deficientes auditivos, deficientes visuais, pessoas com deficiências intelectuais, idosos, disléxicos e outras pessoas com dificuldade de leitura e de compreensão de textos um melhor entendimento dos conteúdos web. É uma tecnologia assistiva para traduzir textos do português para Libras e voz. Também é possível alterar o contraste e o zoom da tela.

Para o Gerente Web do TSE, Juliano Queiroz, o desafio de implementar recursos de acessibilidade se dá em razão de o tema ainda não ser muito discutido. “As ferramentas assistivas disponíveis no mercado eram poucas e nem sempre atendiam às necessidades, em razão de determinados contextos de utilização. Além disso, é necessária capacitação técnica específica para que implementações sejam feitas nesse sentido”, explica.

Juliano ainda acredita que o acesso à informação deve estar ao alcance de todos, independentemente da condição física do usuário. “O serviço público, principalmente, por estar prestando serviço ao cidadão e sendo financiado por ele, deve ter em mente a responsabilidade social e prover meios para que o acesso seja sempre facilitado”, finaliza Queiroz.

Os recursos de acessibilidade do Portal do TSE estão disponíveis, 24 horas por dia, na página inicial do site. O cidadão pode localizar as ferramentas no canto inferior à direita da tela.

Redução de barreiras

A internet diminui a distância entre as pessoas, pode ajudar a pagar aquela conta sem enfrentar fila no banco e até a fazer compras. Neste exato momento, milhares de pessoas no mundo estão conectadas. Porém, junto com a conexão, vêm as dificuldades.

Levantamento da BigDataCorp, feito em abril deste ano, em parceria com o Movimento Web para Todos, revelou que, entre os 14 milhões de sites com domínio brasileiro (.br), apenas 0,74% respeita critérios de acessibilidade. No caso de sites governamentais, o percentual é ainda menor: 0,34%.

A falta de alcance é percebida pela dona de casa Ivanete Teixeira. Por ser deficiente visual, ela conta como é difícil fazer compras ou acompanhar notícias. "Quando quero comprar alguma coisa, quase não acho a descrição do produto ou do tecido. Já comprei achando que era uma coisa e foi outra”, lamenta.

Convidada a visitar o Portal do TSE, Ivanete elogiou as ferramentas presentes na plataforma. “Assim que entrei, consegui localizar facilmente o recurso de voz. Com ele ativado, entrei no espaço do eleitor. Acho importante o investimento em acessibilidade – acabo me sentindo respeitada como cidadã – e espero que mais sites implementem novas ferramentas. Não somos invisíveis”, conclui Ivanete.

A matéria de amanhã da Série Inclusão vai tratar da acessibilidade no prédio do Tribunal Superior Eleitoral.

PN/LC, DM

Leia mais:

22.09.2020 - Série Inclusão: Tribunais Regionais Eleitorais promovem ações de acessibilidade para as Eleições 2020

21.09.2020: Série Inclusão: tecnologia vai ampliar acesso das pessoas com deficiência nas Eleições 2020

 

 

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido