TSE ilumina cúpulas em apoio à campanha Setembro Amarelo

Iniciativa nacional promove a valorização da vida e busca conscientizar sobre a prevenção do suicídio

Setembro Amarelo.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aderiu, por mais um ano, à campanha nacional Setembro Amarelo, de conscientização sobre a valorização da vida e a prevenção do suicídio. Para dar visibilidade à causa, as cúpulas do Tribunal ficarão iluminadas na cor amarela durante todo o mês.

O intuito da ação é reforçar as ações voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida do público interno do Tribunal e chamar a atenção da sociedade em geral para o tema.

Em ação desde 2015, o Setembro Amarelo foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). O amarelo, segundo o CVV, representa a vida, a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar vidas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no planeta. O problema é a segunda maior causa de morte entre indivíduos de 15 a 29 anos de idade.

Pandemia

De acordo com o CVV, em 2020, falar de saúde mental é mais urgente do que nunca, porque o isolamento social, o medo de contrair a Covid-19 e a perda de parentes e amigos estão provocando o aumento das pressões emocionais.

Ao longo do Setembro Amarelo, quando as pessoas costumam estar mais abertas para se informar sobre a importância de buscar apoio, o CVV está promovendo diversas ações on-line, como palestras e debates.

O Centro também está publicando materiais informativos nas redes sociais, nos perfis /setembroamarelo e /cvvoficial e no site http://www.setembroamarelo.org.br<http://www.setembroamarelo.org.br/>, onde é possível fazer o download de cartilhas, banners, vídeos e spots de rádio.

O CVV lembra que conversar sem julgar, bem como compreender os sentimentos daqueles que passam por momentos de tristeza, ansiedade, medo ou sensação de solidão fazem parte da filosofia da instituição. No entanto, todos podem incorporar essas atitudes no seu dia a dia, com um amigo, um colega de trabalho ou um familiar que esteja precisando ser ouvido.

Busque ajuda

O Centro de Valorização da Vida oferece atendimento voluntário e gratuito 24 horas por dia a quem está com pensamentos suicidas ou enfrenta outros problemas. A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, via chat e por e-mail.

Confira as opções de atendimento do CVV no endereço https://www.cvv.org.br/quero-conversar/.

GA/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido