Banco de dados do TSE disponibiliza consulta a dados de eleições realizadas a partir de 1950

A ferramenta permite pesquisar resultados de eleições, candidatos, eleitorado e até mesmo prestação de contas.

Repositório de dados eleitorais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza a pesquisadores, jornalistas e cidadãos em geral consulta a dados de eleições realizadas no país desde 1950. Qualquer pessoa interessada em obter informações sobre o assunto pode acessar o Repositório de Dados Eleitorais, uma importante ferramenta que permite pesquisar resultados de eleições, candidatos, eleitorado e até mesmo prestação de contas.

O Repositório existe desde 2009, antes mesmo da Lei de Acesso à Informação, em vigor desde maio de 2012. Como a demanda por informação é crescente, o Tribunal decidiu deixar os dados disponíveis na internet para possibilitar resposta mais rápida a qualquer interessado.

Os dados sobre perfil do eleitorado, por exemplo, estão disponíveis a partir do pleito de 1994. Os arquivos contêm informações como gênero e faixa etária dos eleitores de todos os municípios do país. O detalhamento chega até à zona eleitoral. É possível saber, por exemplo, que, em 1994, o município de Acrelândia (AC) tinha 2.473 eleitores.

As informações sobre candidatos e resultados remontam a 1950. Já as sobre prestação de contas estão disponíveis das eleições de 2002 em diante. Além do partido político e se a pessoa foi ou não eleita, no campo candidatos há informações sobre gênero, profissão, escolaridade, estado civil e naturalidade.

Consulta

A forma mais fácil de consulta é baixar os arquivos e renomeá-los, trocando a extensão “txt” por “csv”. Dessa forma, o arquivo pode ser aberto em qualquer planilha eletrônica. O TSE disponibiliza apenas dados brutos, mas qualquer consulta, filtro ou cruzamento é de responsabilidade do pesquisador.

Em todas as consultas são gerados dois arquivos, um com os dados e outro com instruções para a formatação das tabelas. É importante ler o arquivo de instruções, que contém o layout das tabelas existentes no repositório de dados eleitorais, e observar a data de geração do arquivo para poder fazer as importações e consultas de forma adequada.

Os dados são atualizados periodicamente, de forma a refletir todas as retotalizações ocorridas. Os dados das eleições municipais de 2012, por exemplo, são atualizados diariamente. Alguns arquivos podem estar em branco ou com mensagem de erro devido à indisponibilidade temporária na base de algum estado ou à inexistência daquele arquivo para a época pretendida.

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido