Recadastramento Biométrico: cartórios fazem plantões e atendimento itinerante

Atualmente, 232 cidades e o Distrito Federal estão em fase de recadastramento de seus eleitores. Para maior comodidade dos votantes, alguns cartórios estão fazendo atendimento itinerante e plantões.

Dedo feminino no leitor biométrico.

Nas Eleições 2014, mais de 23 milhões de brasileiros deverão ser identificados por meio das digitais na hora da votação. Para tanto, 490 cidades de todos os Estados e o Distrito Federal já recadastraram ou vão recadastrar os eleitores biometricamente.

O recadastramento é obrigatório e, quem não o fizer, no período determinado pelo seu município, vai ter o título cancelado. O título do eleitor que não se recadastrar é cancelado porque o recadastramento biométrico não objetiva somente coletar as digitais para identificação no dia da eleição. Quando do recadastramento, faz-se também uma revisão eleitoral e todos os dados do eleitor são atualizados.

Para reaver o título, o eleitor que não comparecer à cidade onde vota e quiser continuar votando naquele local terá de ir ao seu cartório de origem até 7 de maio de 2014. Se o eleitor não puder ir à cidade onde vota, deve pedir a transferência do seu local de votação para o município onde estiver estabelecido. Após 7 de maio, não será mais possível regularizar a situação nem votar nas Eleições 2014.

 

Plantões

Atualmente,232 cidades e o Distrito Federal estão em fase de recadastramento de seus eleitores. Para maior comodidade dos votantes, alguns cartórios estão fazendo atendimento itinerante e plantões.

No Distrito Federal, por exemplo, os cartórios eleitorais funcionarão neste sábado (29), das 8h às 14h. Para ajudar o recadastramento no DF, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) montou um posto em suas dependências e vai atender, até o
próximo dia 2, os seus próprios servidores e os do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior do Trabalho.


No Acre, haverá atendimento biométrico na Expoacre 2013 durante as nove noites de evento, de 27 de julho a 4 de agosto.  O atendimento ocorrerá das 19h às 23 horas, no estande montado na Administração do Parque, localizado na entrada principal da feira.

Na Bahia, o mutirão vai atravessar a Baía de Todos os Santos e segue para o município de Vera Cruz, localizado na Ilha de
Itaparica. Lá o atendimento será realizado na Escola Júlio Virgílio de Santana (Rua da Usina, s/nº - Mar Grande), no sábado e domingo (29 e 30/6), das 9h às 17horas.

Em Macapá (AP), a ação itinerante percorrerá órgãos públicos onde o fluxo de pessoas é grande. Além do atendimento na sede do TRE, o eleitor pode se recadastrar no INSS, Receita Federal, Seed, Escola do Legislativo, Receita Federal e unidades Super Fácil.


Recadastramento Biométrico

Por meio da biometria, o mesário identifica o eleitor após comparar as impressões digitais deste com as digitais previamente cadastradas no banco de dados da Justiça Eleitoral e inseridas na urna eletrônica. Além de praticamente eliminar a intervenção humana nessa etapa, outra grande vantagem da tecnologia biométrica é impedir que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação, já que cada ser humano possui impressões digitais únicas.



Acesse aqui a relação dos municípios que farão o recadastramento biométrico para as eleições de 2014.

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido