Novo banner da Escola Judiciária Eleitoral 2016.

Destaques

Projeto Debates

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) convida para o debate Participação Feminina na Política, que ocorrerá em 30 de março de 2017, às 13 horas, no Auditório III do TSE.

Serão debatedoras a Ministra do TSE Luciana Lóssio e a professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília Dra. Flávia Biroli. Será mediador o assessor-chefe da Assessoria Especial do TSE, Dr. Sérgio Antônio Ferreira Victor.

Convidamos os interessados a realizarem suas inscrições e a se informarem a respeito do projeto Debates por meio do hotsite do evento.


Seminário Reforma Política e Eleitoral no Brasil

O Seminário Reforma Política e Eleitoral no Brasil tem por objetivo trazer à discussão temas relevantes que fazem parte das propostas de reforma em andamento no Congresso Nacional. É uma realização conjunta entre a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) e a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP).

O evento, dividido em painéis com três ou quatro debatedores e um relator, abordará os seguintes temas: Financiamento da Política e das Eleições, Participação Feminina na Política, Registro de Candidaturas, Propaganda Política e Eleitoral e Contencioso Eleitoral. Haverá também um painel expositivo sobre Desafios e novas perspectivas da reforma política e eleitoral.

Cada painel será dirigido pelo relator do respectivo grupo temático e contará com a presença de ministro do TSE, cientista político, parlamentar da Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados (Cepoliti), membro do Ministério Público e jornalista, dentre outros especialistas conforme afinidade com o tema pautado, respeitada a paridade de gênero.

Convidamos os participantes a se informarem a respeito do seminário por meio do hotsite do evento.


Bieje –  Edição 2017

nº 6: Segundo colocado no pleito majoritário

Pode o candidato que alcançou a segunda colocação no pleito assumir a titularidade do poder executivo, na hipótese de o primeiro ser afastado da disputa? A Assessora-Chefe de Gabinete de Ministro do TSE, Renata Dallposso de Azevedo, responde essa questão explicando o que mudou a partir das Eleições de 2016. Confira! 

 

Revista Estudos Eleitorais

Convocação de artigos - Chamada permanente

A EJE/TSE está fazendo a convocação por chamada permanente para quem desejar submeter artigos para publicação na revista Estudos Eleitorais. O artigo deve atender às Normas para publicação (formato PDF) e ser encaminhado à Escola por meio de formulário próprio.


TSE tem representante na VoICE.NET - Rede Mundial de
Educação do Eleitor

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, indicou o diretor da Escola Judiciária (EJE), professor Fábio Quintas, para integrar, na condição de Secretário-Membro, a Rede Mundial de Educação do Eleitor  - VoICE.NET (Voter Information, Communication & Education Network).

A VoICE.NET é  uma iniciativa da Election Commission of India e a nomeação representa a integração do TSE na referida rede global de educação política, na sequência da International Conference on Voter Education for Inclusive, Informed & Ethical Participation, ocorrida em outubro, em Nova Déli, Índia, em que o professor Fábio Quintas representou a Justiça Eleitoral.

 

Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE participa de conferência na Índia

 

 EJE/TSE e MEC debatem parceria na criação de programa educacional

Gestor Responsável: Escola Judiciária Eleitoral +