Museu do Voto

Banner para a página principal do Museu do Voto

A história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão máximo da Justiça Eleitoral, entrelaça-se à história da política brasileira, uma vez que parte da construção da democracia e da cidadania no país foi concretizada por meio da atuação deste Tribunal.

O Museu do Voto tem a finalidade de pesquisar, preservar e difundir a história eleitoral brasileira e a memória da Justiça Eleitoral, com observância dos valores institucionais e com o intuito de servir à sociedade e ao fortalecimento da democracia.

O Museu do Voto é aberto à visitação de segunda a sexta, das 13h às 19h. Para solicitar uma visita guiada, basta enviar um e-mail para museu@tse.jus.br para realizar o agendamento.

Para conhecer um pouco sobre a história das eleições, leia o livro Eleições no Brasil: uma história de 500 anos.

As exposições realizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm o objetivo de explorar e aprofundar temas relacionados à história eleitoral brasileira e à memória institucional. Clique nos links abaixo para mais informações sobre as exposições realizadas.

Tour Virtual do TSE (temporariamente fora do ar)

Eleições e Povos Indígenas (encerrada)

90 Anos da Justiça Eleitoral (em cartaz)

José Guilherme Villela: Vida e Obra (virtual)

Eleição de 1933: o limiar da Justiça Eleitoral (virtual)

A construção da voz feminina na cidadania (em cartaz)

Diplomação na República Brasileira (encerrada)

Eleições no Brasil: a Conquista da Transparência e da Legitimidade (encerrada)

Hans Kelsen (encerrada)

85 Anos do Voto Feminino no Brasil (encerrada)

20 Anos da Urna Eletrônica (encerrada)

A Saga da Reinstalação da Justiça Eleitoral em 1945 (encerrada)

Voto no Brasil: uma História de Exclusões e Inclusões (encerrada)

Mulheres no Brasil: Memórias de Cidadania (encerrada)

Eleições em Foco (encerrada)

Espaço da Urna (encerrada)

O Progressivo Caminhar da Democracia no Brasil (encerrada)

Desde 2010, o Programa Educativo integra o Plano Museológico do Museu do Voto e é oferecido aos estudantes das redes pública e privada de ensino. O Programa consiste em uma visita guiada à exposição em cartaz, seguida de oficina educativa, na qual os estudantes são convidados a refletir sobre os conteúdos abordados e os temas a eles transversais, como democracia, cidadania, participação política e inclusão. Por fim, os participantes têm a oportunidade de simular uma votação na urna eletrônica. O Tribunal oferece transporte e lanche às instituições públicas de ensino.

Considerando a melhora do cenário nacional em relação à pandemia, a Casa está trabalhando para que as atividades do Programa Educativo sejam retomadas em 2023. A exposição 90 Anos da Justiça Eleitoral foi inaugurada em 2 de agosto de 2022 e o Museu do Voto realiza visitas guiadas abertas ao público comum por meio de agendamento prévio pelo e-mail museu@tse.jus.br. Nesse caso, o deslocamento fica por conta do próprio visitante.