Plenário da corte

No Plenário onde a Corte do Tribunal Superior Eleitoral se reuniu por quarenta anos, foram realizadas seis diplomações para presidente da República, a primeira em 1989, e a última em 2010. Ao longo desse período, o Plenário do TSE foi ocupado por 94 ministros efetivos – 32 foram presidentes da Corte. Atualmente, são mais sete ministros, entre eles o trigésimo terceiro presidente, Ricardo Lewandowski.

As sessões plenárias do TSE são realizadas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras. Além das duas, o presidente da Corte pode convocar sessões extraordinárias quantas vezes forem necessárias. Qualquer cidadão pode participar das sessões. E por ser pequeno, com capacidade para sessenta e três pessoas, em muitas ocasiões o Plenário ficou lotado.

Para melhor receber e acomodar cidadãos, convidados, servidores, advogados e autoridades, o Plenário da nova sede do Tribunal Superior Eleitoral conta com mais espaço, com capacidade para duzentas e quarenta e seis pessoas. O novo Plenário também tem espaço reservado para deficientes físicos, entre as cadeiras destinadas ao público, e na Tribuna, preparada para receber advogados cadeirantes nas sustentações orais.

Enfim, um ambiente moderno e mais confortável.