Eventos

Nova logo da Escola Judiciária Eleitoral, sem os números (15 anos).

Junho 2019

Seminário "Questões Controvertidas de Crimes e Procedimentos Eleitorais: Conexão com os Crimes Comuns"

Realização: Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal “Rui Barbosa”

Público-alvo: Magistrados, Membros do Ministério Público, Advogados Públicos e Privados, Defensores Públicos, Servidores do Poder Judiciário e Estudantes de Direito

Local: Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal

Data: 27 de junho de 2019

Carga horária: 6 horas

Inscrições (gratuitas) até o dia 25/06/19 pelo link: http://tiny.cc/seminarioejedf

Vagas limitadas

 

1ª Competição de Direito Eleitoral

A Faculdade de Direito Milton Campos está realizando, com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, a I Competição de Direito Eleitoral. 

O evento vai acontecer entre os meses de junho e agosto, e dentre os objetivos da competição estão: promover práticas de pesquisa – teórica e aplicada – envolvendo Direito Eleitoral; estimular os estudantes a pensarem e relacionarem o Direito a partir de casos práticos, para cuja análise, defesa e solução serão necessários conhecimentos de diferentes áreas jurídicas; desenvolver habilidades de oratória, argumentação, persuasão, clareza e organização na exposição do raciocínio jurídico; desenvolver habilidades de redação e de argumentação jurídicas.

Equipes: De 03 a 05 pessoas;
Período de inscrição: 22/04/2019 à 25/06/2019;
Data da Final: 22 e 23 de agosto;
Para se inscrever, acesse o site e confira como participar: https://mcampos.br/1a-competicao-de-direito-eleitoral/


Maio 2019

Seminário Internacional Fake News e Eleições

16/05 e 17/05

Local: Auditório I do TSE, Brasília (DF)

Para mais informações clique aqui


Abril 2019

VIII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais – ENEJE

04/04 e 05/04

Local: Auditório III do TSE, Brasília (DF)

 PROGRAMAÇÃO*

Quinta-feira, 04 de abril de 2019

18:30

Abertura

- Palavras da Ministra Rosa Weber, Presidente do TSE
- Palavras do Prof. Dr. Flávio Pansieri, Diretor da EJE/TSE

19:00

Palestras

- Ministro Luís Roberto Barroso
- Ministro Edson Fachin


Sexta-feira, 05 de abril de 2019

9:00

Reunião Executiva com Diretores de EJEs
Pacto pela Democracia do Sistema EJE
Prof. Dr. Flávio Pansieri, Diretor da EJE/TSE

10:00

Diálogo sobre Formação em Direito Eleitoral
Rene Sampar, Assessor-Chefe da EJE/TSE

10:30

Diálogo sobre Cidadania
Geraldo Campetti, EJE/TSE

11:00 Utilização de metodologias ativas em ações de educação para cidadania

Prof. Dra. Acácia Kuenzer, Universidade Federal do Paraná

12:30

Intervalo para almoço
14:30

Reunião pedagógica de coordenadores de EJEs
Rene Sampar, Assessor-Chefe da EJE/TSE

16:30 Coffee end

*Sujeita a alterações.

Click aqui e receba o informativo Acontece nas EJEs por e-mail.


10/12/2019

EJE/AL

Estudantes participam de palestra sobre democracia e a importância do voto consciente

A EJE/AL, entre 25 e 28.11, esteve em três municípios alagoanos na Semana do Jovem Eleitor. Foram contemplados alunos das escolas de Rio Largo, Boca da Mata e Pilar. Os juízes e promotores eleitorais, junto dos chefes de cartório, estiveram organizando com servidores da EJE/AL e movimentaram o interior do estado. Entusiasta do projeto, o desembargador eleitoral Orlando Rocha Filho esteve presente. Clique aqui para mais informações.

 EJE/BA

EJE/BA premia vencedores do VII Concurso de Redação e I Concurso de Desenho

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), no âmbito do Projeto Eleitor do Futuro, premiou, nessa sexta-feira (6.12), os estudantes vencedores do VII Concurso de Redação e I Concurso de Desenho. Na ocasião, a entrega dos prêmios apresentou os 6 vencedores (3 por categoria), que levaram para casa tablets doados pelo diretor da EJE/BA, Juiz Freddy Pitta Lima. Confira!

 EJE/PI

Curso de Formação de Formadores – Cidadania

A EJE/PI recebe a equipe de servidores da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais para realizar, no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, o Curso de Formação de Formadores para Projetos de Cidadania, nos dias 12 e 13.12, acompanhados de pedagoga especializada. O curso, com carga horária de 16h/a, tem por objetivo capacitar magistrados, servidores e parceiros que atuam em Projetos de Cidadania desenvolvidos pelas EJEs. Inscreva-se!

 EJE/TSE

Diretor da EJE/TSE participa de audiência pública  sobre candidaturas avulsas no Supremo Tribunal Federal

Durante a audiência pública para discutir a viabilidade de candidaturas avulsas nas eleições, ocorrida em 9.12, no STF, o diretor da EJE/TSE, Dr. Flávio Pansieri, manifestou-se no sentido de que alterações legislativas para garantir novas hipóteses de acesso à vida pública são necessárias para uma a correção normativa na história do Brasil, de modo a garantir um melhor funcionamento do sistema e dar fim a um monopólio de candidatura de mais de 70 anos. Saiba mais!

 Momento Eleitoral

Quais são os principais desafios a serem enfrentados pelo TSE na gestão administrativa das eleições? Thiago Fini, assessor de gestão eleitoral do TSE, responde este e outros questionamentos no Momento Eleitoral desta semana, que exibiu o programa Gestão administrativa das Eleições 2020 (nº 94). Assista! Na TV, no rádio, no site da Escola Judiciária e no YouTube.

 


02/12/2019

EJE/BA

Escolas de Porto Seguro participam do “Eleitor do Futuro”

Servidores da 122ª Zona Eleitoral promoveram a segunda etapa da execução do Projeto Eleitor do Futuro, em Porto Seguro. As ações ocorram em sete escolas do município; mais de mil estudantes já foram beneficiados com ações do Projeto. Clique aqui para saber mais a respeito.

Estudantes de Brasília vencem II Olimpíada de Direito Eleitoral

A premiação, na Sala de Sessões do Regional, aconteceu na tarde de 22.11. A competição entre estudantes universitários busca incentivar o estudo e a prática jurídica do Direito Eleitoral. Confira!

Projeto Eleitor do Futuro mobiliza alunos e professores de Candiba e Guanambi

Cerca de 600 alunos da rede pública municipal de Candiba e Guanambi participaram, entre os últimos meses de setembro e outubro, do Projeto Eleitor do Futuro. As ações foram realizadas pela 64ª Zona Eleitoral, após firmar Acordos de Cooperação entre o TRE e os municípios citados, e contou com a parceria das secretarias de Educação, além do apoio da EJE/BA, desenvolvedora do projeto. Para mais informações, clique aqui.

EJE/MG

Capacitação para servidores de TI na plataforma Docker

A EJE/MG promoverá capacitação de 40h para servidores de TI na plataforma Docker, que deverá se tornar uma ferramenta padrão a ser utilizada na maioria das futuras implementações de aplicações no ambiente virtualizado da infraestrutura de TIC. A equipe técnica será devidamente treinada para que possa prestar suporte em caso de incidentes nestes ambientes.

Curso de Formação de Formadores (FOFO)

Nos dias 16 a 18.12, a EJE/MG em parceria com a EJEF e a ENFAM, promoverá o Nível 1 – Módulo 1 do Curso de Formação de Formadores (FOFO), com o objetivo de analisar, reflexivamente, a prática docente, considerando o percurso do trabalho e formação no âmbito da magistratura. O curso será ministrado pelo Juiz Federal Gilson Jacobsen e pela Professora Acacia Zeneida Kuenzer.

Debate sobre o papel da educação para a transformação da sociedade

Em comemoração aos 15 anos da EJE/MG, no dia 6.12 será realizado um debate sobre o papel da educação para a transformação da sociedade, das instituições públicas e para a formação da cidadania. Os debatedores serão Gabriel Perissé e Ana Cristina Monteiro de Andrade Silva, que realizarão com os instrutores e formadores da EJEMG uma oficina de educação, informação e cidadania.

Juízes eleitorais ingressam no TRE-MG e realizam capacitação em Direito Eleitoral

Nos dias 3 a 5.12, a EJE/MG promoverá a capacitação em Direito Eleitoral de 70 juízes de direito que estão ingressando na carreira da magistratura. Trata-se de módulo de 24 horas, que faz parte do Curso Oficial de Formação Inicial de Juízes Substitutos do TJ-MG.

Palestra Empatia: a competência do futuro

A EJE/MG, em parceria com a SGP do TRE-MG, promoverá a palestra Empatia: a competência do futuro, com o objetivo de ampliar a visão e o conhecimento dos servidores sobre o que é empatia, como ela acontece e porque tem sido considerada uma das principais competências da liderança do futuro. O público-alvo são os servidores da SGP.

Segunda Turma do curso Noções de Governança e Gestão Estratégica

A EJE/MG, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Estratégica, promoverá a segunda turma do curso Noções de Governança e Gestão Estratégica. No curso, os gestores adquirirão conhecimentos sobre a coordenação do processo de revisão de indicadores estratégicos.

Sexta Turma do Curso Gestão de Riscos

A EJE/MG, em parceria com a Seção de Gestão de Processos Organizacionais, promoverá a sexta turma do curso Gestão de Riscos. O curso faz parte do Programa de Desenvolvimento Gerencial e do Itinerário Formativo de Gestores, construído pela EJE/MG.

EJE/MT

TRE-MT realiza diplomação do Programa Voto Consciente

A Escola Judiciária Eleitoral concluiu, em 27.11, sua edição 2019 do Programa Voto Consciente, ação que envolveu cerca de 3,6 mil estudantes em seis escolas estaduais durante o ano. Com o auditório da Casa da Democracia lotado, o partido de políticas públicas vencedor em cada escola foi diplomado pela Justiça Eleitoral e os alunos comemoraram a vitória com apresentações artísticas. Clique aqui e confira!

EJE/TSE

Momento Eleitoral

O programa Momento Eleitoral exibiu o programa Constituição e eleições (nº 93), com o prof. de Direito Eleitoral João Trindade, que comenta quais matérias eleitorais estão previstas na Constituição Brasileira. Assista! Na TV, no rádio, no site da Escola Judiciária e no YouTube.