Eventos

Nova logo da Escola Judiciária Eleitoral, sem os números (15 anos).

Junho 2019

Seminário "Questões Controvertidas de Crimes e Procedimentos Eleitorais: Conexão com os Crimes Comuns"

Realização: Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal “Rui Barbosa”

Público-alvo: Magistrados, Membros do Ministério Público, Advogados Públicos e Privados, Defensores Públicos, Servidores do Poder Judiciário e Estudantes de Direito

Local: Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal

Data: 27 de junho de 2019

Carga horária: 6 horas

Inscrições (gratuitas) até o dia 25/06/19 pelo link: http://tiny.cc/seminarioejedf

Vagas limitadas

 

1ª Competição de Direito Eleitoral

A Faculdade de Direito Milton Campos está realizando, com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, a I Competição de Direito Eleitoral. 

O evento vai acontecer entre os meses de junho e agosto, e dentre os objetivos da competição estão: promover práticas de pesquisa – teórica e aplicada – envolvendo Direito Eleitoral; estimular os estudantes a pensarem e relacionarem o Direito a partir de casos práticos, para cuja análise, defesa e solução serão necessários conhecimentos de diferentes áreas jurídicas; desenvolver habilidades de oratória, argumentação, persuasão, clareza e organização na exposição do raciocínio jurídico; desenvolver habilidades de redação e de argumentação jurídicas.

Equipes: De 03 a 05 pessoas;
Período de inscrição: 22/04/2019 à 25/06/2019;
Data da Final: 22 e 23 de agosto;
Para se inscrever, acesse o site e confira como participar: https://mcampos.br/1a-competicao-de-direito-eleitoral/


Maio 2019

Seminário Internacional Fake News e Eleições

16/05 e 17/05

Local: Auditório I do TSE, Brasília (DF)

Para mais informações clique aqui


Abril 2019

VIII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais – ENEJE

04/04 e 05/04

Local: Auditório III do TSE, Brasília (DF)

 PROGRAMAÇÃO*

Quinta-feira, 04 de abril de 2019

18:30

Abertura

- Palavras da Ministra Rosa Weber, Presidente do TSE
- Palavras do Prof. Dr. Flávio Pansieri, Diretor da EJE/TSE

19:00

Palestras

- Ministro Luís Roberto Barroso
- Ministro Edson Fachin


Sexta-feira, 05 de abril de 2019

9:00

Reunião Executiva com Diretores de EJEs
Pacto pela Democracia do Sistema EJE
Prof. Dr. Flávio Pansieri, Diretor da EJE/TSE

10:00

Diálogo sobre Formação em Direito Eleitoral
Rene Sampar, Assessor-Chefe da EJE/TSE

10:30

Diálogo sobre Cidadania
Geraldo Campetti, EJE/TSE

11:00 Utilização de metodologias ativas em ações de educação para cidadania

Prof. Dra. Acácia Kuenzer, Universidade Federal do Paraná

12:30

Intervalo para almoço
14:30

Reunião pedagógica de coordenadores de EJEs
Rene Sampar, Assessor-Chefe da EJE/TSE

16:30 Coffee end

*Sujeita a alterações.

Click aqui e receba o informativo Acontece nas EJEs por e-mail.


02/12/2019

EJE/BA

Escolas de Porto Seguro participam do “Eleitor do Futuro”

Servidores da 122ª Zona Eleitoral promoveram a segunda etapa da execução do Projeto Eleitor do Futuro, em Porto Seguro. As ações ocorram em sete escolas do município; mais de mil estudantes já foram beneficiados com ações do Projeto. Clique aqui para saber mais a respeito.

Estudantes de Brasília vencem II Olimpíada de Direito Eleitoral

A premiação, na Sala de Sessões do Regional, aconteceu na tarde de 22.11. A competição entre estudantes universitários busca incentivar o estudo e a prática jurídica do Direito Eleitoral. Confira!

Projeto Eleitor do Futuro mobiliza alunos e professores de Candiba e Guanambi

Cerca de 600 alunos da rede pública municipal de Candiba e Guanambi participaram, entre os últimos meses de setembro e outubro, do Projeto Eleitor do Futuro. As ações foram realizadas pela 64ª Zona Eleitoral, após firmar Acordos de Cooperação entre o TRE e os municípios citados, e contou com a parceria das secretarias de Educação, além do apoio da EJE/BA, desenvolvedora do projeto. Para mais informações, clique aqui.

EJE/MG

Capacitação para servidores de TI na plataforma Docker

A EJE/MG promoverá capacitação de 40h para servidores de TI na plataforma Docker, que deverá se tornar uma ferramenta padrão a ser utilizada na maioria das futuras implementações de aplicações no ambiente virtualizado da infraestrutura de TIC. A equipe técnica será devidamente treinada para que possa prestar suporte em caso de incidentes nestes ambientes.

Curso de Formação de Formadores (FOFO)

Nos dias 16 a 18.12, a EJE/MG em parceria com a EJEF e a ENFAM, promoverá o Nível 1 – Módulo 1 do Curso de Formação de Formadores (FOFO), com o objetivo de analisar, reflexivamente, a prática docente, considerando o percurso do trabalho e formação no âmbito da magistratura. O curso será ministrado pelo Juiz Federal Gilson Jacobsen e pela Professora Acacia Zeneida Kuenzer.

Debate sobre o papel da educação para a transformação da sociedade

Em comemoração aos 15 anos da EJE/MG, no dia 6.12 será realizado um debate sobre o papel da educação para a transformação da sociedade, das instituições públicas e para a formação da cidadania. Os debatedores serão Gabriel Perissé e Ana Cristina Monteiro de Andrade Silva, que realizarão com os instrutores e formadores da EJEMG uma oficina de educação, informação e cidadania.

Juízes eleitorais ingressam no TRE-MG e realizam capacitação em Direito Eleitoral

Nos dias 3 a 5.12, a EJE/MG promoverá a capacitação em Direito Eleitoral de 70 juízes de direito que estão ingressando na carreira da magistratura. Trata-se de módulo de 24 horas, que faz parte do Curso Oficial de Formação Inicial de Juízes Substitutos do TJ-MG.

Palestra Empatia: a competência do futuro

A EJE/MG, em parceria com a SGP do TRE-MG, promoverá a palestra Empatia: a competência do futuro, com o objetivo de ampliar a visão e o conhecimento dos servidores sobre o que é empatia, como ela acontece e porque tem sido considerada uma das principais competências da liderança do futuro. O público-alvo são os servidores da SGP.

Segunda Turma do curso Noções de Governança e Gestão Estratégica

A EJE/MG, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Estratégica, promoverá a segunda turma do curso Noções de Governança e Gestão Estratégica. No curso, os gestores adquirirão conhecimentos sobre a coordenação do processo de revisão de indicadores estratégicos.

Sexta Turma do Curso Gestão de Riscos

A EJE/MG, em parceria com a Seção de Gestão de Processos Organizacionais, promoverá a sexta turma do curso Gestão de Riscos. O curso faz parte do Programa de Desenvolvimento Gerencial e do Itinerário Formativo de Gestores, construído pela EJE/MG.

EJE/MT

TRE-MT realiza diplomação do Programa Voto Consciente

A Escola Judiciária Eleitoral concluiu, em 27.11, sua edição 2019 do Programa Voto Consciente, ação que envolveu cerca de 3,6 mil estudantes em seis escolas estaduais durante o ano. Com o auditório da Casa da Democracia lotado, o partido de políticas públicas vencedor em cada escola foi diplomado pela Justiça Eleitoral e os alunos comemoraram a vitória com apresentações artísticas. Clique aqui e confira!

EJE/TSE

Momento Eleitoral

O programa Momento Eleitoral exibiu o programa Constituição e eleições (nº 93), com o prof. de Direito Eleitoral João Trindade, que comenta quais matérias eleitorais estão previstas na Constituição Brasileira. Assista! Na TV, no rádio, no site da Escola Judiciária e no YouTube.

 

25/11/2019

EJE/AC

Desinformação no Processo Eleitoral e Segurança da Urna Eletrônica

Com o fim de ampliar o conhecimento da sociedade sobre o funcionamento do processo eleitoral, em especial a defesa da segurança da urna eletrônica e o combate à desinformação, a EJE/AC realizou, em 13.11, na UFAC, palestra aos acadêmicos dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica e Direito. Os coordenadores solicitaram a realização de mais eventos sobre o tema.

EJE/AL

Curso sobre Eleições 2020

A EJE/AL realizou, em 8.11, o curso Temas Contemporâneos de Direito Eleitoral: Foco nas Eleições 2020, que teve como palestrantes servidores especializados do TRE-AL, destinou-se aos servidores do quadro e contou com a participação do diretor da EJE/AL, Des. Eleitoral Orlando Rocha Filho. Confira!

Servidores da EJE/AL ministram palestras em municípios alagoanos com selo UNICEF

A equipe de servidores EJE/AL ministrou palestras atendendo a convites de secretarias municipais em conjunto com servidores de cartórios eleitorais como da 17ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Barra de Santo Antônio e Paripueira, como também da 47ª Zona Eleitoral, município de Campo Alegre. O diretor da EJE/AL, Des. Orlando Rocha Filho, esteve presente no eventos. Clique aqui para mais informações.

EJE/AP

Capacitação de membros de partidos e pretensos candidatos para Eleições 2020

A EJE/AP, dando continuidade ao Projeto “Política e Cidadania”, visitou, em 7.11, o município de Oiapoque para capacitar os membros de partidos, pretensos candidatos e demais interessados. A capacitação abordou temáticas como: Segurança do processo eleitoral; propaganda eleitoral; registro de candidatura e prestação de contas. Saiba mais.

EJE/BA

Consciência Negra: constitucionalidade de cotas raciais é destaque em evento realizado pelo TRE-BA

Tributo a Nelson Mandela, ocorrido em 18.11, contou com palestras dos homenageados Ministro Ricardo Lewandowski (voto-condutor e relator da constitucionalidade das cotas raciais no STF), professor Edvaldo Brito, o qual foi agraciado com a Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral Ministro Francisco Peçanha Martins, e aula magna de Mark Tushnet, professor de Direito de Harvard. Para mais informações, clique aqui!

EJE/BA divulga as escolas vencedoras dos concursos de Redação e de Desenho

O VII Concurso de Redação e o I Concurso de Desenho – promovidos pela EJE do TRE-BA, no âmbito do Projeto Eleitor do Futuro – vão premiar estudantes das escolas municipais Amélia Rodrigues, Maria Dolores, Manoel Henrique da Silva Barradas e Elysio Athayde. Os seis vencedores (três por categoria) serão apresentados durante a Cerimônia de Premiação, que acontecerá no dia 26 de novembro, às 14h. Confira.

Escolas de Porto Seguro participam do “Eleitor do Futuro”

Servidores da 122ª Zona Eleitoral promovem a segunda etapa da execução do Projeto Eleitor do Futuro, em Porto Seguro. As ações ocorrem em sete escolas do município. Mais de mil estudantes já foram beneficiados com ações do Projeto. Saiba mais!

EJE/MA

Edição 2019 do projeto Voto Jovem na Escola já alcançou mais de mil alunos da capital

Desde que a atual edição do projeto foi lançada, em agosto de 2019, mais de mil alunos já participaram de palestras proferidas por autoridades em escolas públicas e particulares de São Luís. Para mais, clique aqui.

“Eles precisam se envolver com a política”, ressalta Corregedor durante palestra do projeto Voto Jovem na Escola

No Maranhão, ações do tipo estão sendo executadas desde o mês de maio pela Corregedoria e EJE, o que gerou resultado positivo no número de novas inscrições no cadastro eleitoral, superando a meta estabelecida para o período de 2018 a 2020, que era de 112 mil e já foram mais de 131 mil. Confira!

EJE/PE

Semana da Consciência Negra no CEMEL/PE

O Centro de Memória Eleitoral de PE comemorou, durante toda a semana, o dia da consciência negra. O CEMEL promoveu vários eventos para alunos da rede pública de ensino, dentre os quais estão a exposição de fotos de Julyana Barbosa, estudante de história da UFPE intitulada:"A beleza negra é linda”, e a exibição de documentário de Abdias do Nascimento sobre o Teatro Experimental do Negro.

EJE/TSE

Momento Eleitoral

O programa Momento Eleitoral exibiu os programas Preparativos para as Eleições 2020 (nº 91), com o assessor de gestão eleitoral do TSE, Thiago Fini, e Gestão da inovação no STF (nº 92), com o diretor-geral do STF, Eduardo Toledo. Assista! Na TV, no rádio, no site da Escola Judiciária e no YouTube.