Eventos

Nova logo da Escola Judiciária Eleitoral, sem os números (15 anos).

Junho 2019

Seminário "Questões Controvertidas de Crimes e Procedimentos Eleitorais: Conexão com os Crimes Comuns"

Realização: Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal “Rui Barbosa”

Público-alvo: Magistrados, Membros do Ministério Público, Advogados Públicos e Privados, Defensores Públicos, Servidores do Poder Judiciário e Estudantes de Direito

Local: Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal

Data: 27 de junho de 2019

Carga horária: 6 horas

Inscrições (gratuitas) até o dia 25/06/19 pelo link: http://tiny.cc/seminarioejedf

Vagas limitadas

 

1ª Competição de Direito Eleitoral

A Faculdade de Direito Milton Campos está realizando, com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, a I Competição de Direito Eleitoral. 

O evento vai acontecer entre os meses de junho e agosto, e dentre os objetivos da competição estão: promover práticas de pesquisa – teórica e aplicada – envolvendo Direito Eleitoral; estimular os estudantes a pensarem e relacionarem o Direito a partir de casos práticos, para cuja análise, defesa e solução serão necessários conhecimentos de diferentes áreas jurídicas; desenvolver habilidades de oratória, argumentação, persuasão, clareza e organização na exposição do raciocínio jurídico; desenvolver habilidades de redação e de argumentação jurídicas.

Equipes: De 03 a 05 pessoas;
Período de inscrição: 22/04/2019 à 25/06/2019;
Data da Final: 22 e 23 de agosto;
Para se inscrever, acesse o site e confira como participar: https://mcampos.br/1a-competicao-de-direito-eleitoral/


Maio 2019

Seminário Internacional Fake News e Eleições

16/05 e 17/05

Local: Auditório I do TSE, Brasília (DF)

Para mais informações clique aqui


Abril 2019

VIII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais – ENEJE

04/04 e 05/04

Local: Auditório III do TSE, Brasília (DF)

 PROGRAMAÇÃO*

Quinta-feira, 04 de abril de 2019

18:30

Abertura

- Palavras da Ministra Rosa Weber, Presidente do TSE
- Palavras do Prof. Dr. Flávio Pansieri, Diretor da EJE/TSE

19:00

Palestras

- Ministro Luís Roberto Barroso
- Ministro Edson Fachin


Sexta-feira, 05 de abril de 2019

9:00

Reunião Executiva com Diretores de EJEs
Pacto pela Democracia do Sistema EJE
Prof. Dr. Flávio Pansieri, Diretor da EJE/TSE

10:00

Diálogo sobre Formação em Direito Eleitoral
Rene Sampar, Assessor-Chefe da EJE/TSE

10:30

Diálogo sobre Cidadania
Geraldo Campetti, EJE/TSE

11:00 Utilização de metodologias ativas em ações de educação para cidadania

Prof. Dra. Acácia Kuenzer, Universidade Federal do Paraná

12:30

Intervalo para almoço
14:30

Reunião pedagógica de coordenadores de EJEs
Rene Sampar, Assessor-Chefe da EJE/TSE

16:30 Coffee end

*Sujeita a alterações.

Click aqui e receba o informativo Acontece nas EJEs por e-mail.


14/06/2019

EJE/AM

EJE/AM realizará ação do Projeto Eleitor do Futuro no município de Iranduba

A Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas, dentro do Projeto Eleitor do Futuro, promoverá a palestra Voto Consciente no município de Iranduba, no dia 19.6. O evento atingirá cerca de 150 jovens entre 16 e 17 anos e busca cumprir os parâmetros para conquista do selo UNICEF. 

EJE/CE

Banda de Lata espalha alegria e dá lição ambiental

Como parte das atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente, a Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE/CE) promoveu, em 6.6, uma exposição dialogada sobre sustentabilidade, com apresentação da Banda de Lata Machado de Assis. Para mais informações, clique aqui!

EJE/DF

EJE/DF promove o seminário Questões controvertidas de crimes e procedimentos eleitorais: conexão com os crimes comuns

No dia 27.6, das 9h às 12h e das 14h às 17h, a EJE/DF promoverá o seminário Questões controvertidas de crimes e procedimentos eleitorais: conexão com os crimes comuns, na Sala de Sessões do TRE-DF. O evento conta com 4 painéis e diversos palestrantes, como o ministro do TSE Carlos Bastide Horbach e o procurador regional eleitoral José Jairo Gomes. Inscreva-se aqui!

EJE/MG

Projeto conhecendo a Justiça Eleitoral

No dia 17.6, a EJE/MG realizará mais um evento do projeto Conhecendo a Justiça Eleitoral. O objetivo da ação é divulgar a Justiça Eleitoral e estimular entre os estudantes, principalmente universitários, o estudo do Direito Eleitoral.

EJE/PE

EJE/PE elabora calendário de visitação para o 2º semestre de 2019 para escolas públicas e privadas

A EJE de Pernambuco está organizando o calendário para o 2º semestre, convidando escolas públicas e privadas para visitação ao Centro de Memória Eleitoral. A antecedência permitirá melhor organização por parte das escolas. As visitas ocorrerão em dois dias da semana, às terças e quintas-feiras, de agosto a dezembro.

Minicurso sobre impacto das eleições 2018 e expectativas para 2020

A EJE/PE promove mais um curso de capacitação exclusivo para servidores da Justiça Eleitoral: Impacto das Eleições 2018 e as expectativas para 2020. Será ministrado entre os dias 17 e 18.6 pelo Prof. Alexandre Basílio, analista judiciário do TRE-RS, com carga horária de 16 horas. Confira!

Palestra Democracia em Risco é promovida pela EJE/PE

A palestra Democracia em Risco: Neuromarketing, perfilamento psicográfico e a propaganda eleitoral sob demanda será ministrada pelo Prof. Alexandre Basílio Coura, analista judiciário do TRE/RS, em 19.6, e é aberta a magistrados, promotores e servidores da Justiça Eleitoral, bem como advogados, estudantes e demais interessados. Clique aqui para mais informações.

EJE/TO

Programa + Mulher + Democracia

Na última terça-feira (11.6), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, as mulheres do estado tiveram um encontro marcado com a democracia. Foi lançado o Programa + Mulher + Democracia, com palestras e mesa redonda para fomentar a participação feminina ativa na política. Saiba mais!

EJE/TSE

Momento Eleitoral

O Momento Eleitoral exibiu o programa Financiamento de campanha (nº 69), com Rodrigo Zilio, membro auxiliar da PGE, que fala sobre esse relevante tema. Assista! Na TV, no rádio, no site da Escola Judiciária e no YouTube.


07/06/2019

EJE/AL

Estudantes participam de palestra sobre democracia e participação

Centenas de estudantes entre 15 e 18 anos do Colégio Santa Tereza (Vergel do Lago) participaram, em 20.5, de palestra envolvendo política, democracia, cidadania e participação efetiva de jovens no processo eleitoral. O desembargador eleitoral e diretor da EJE/AL, Orlando Rocha Filho, junto com servidores do regional, proporcionou amplo debate. Clique aqui para conferir.

EJE/AL oferece curso sobre abuso de poder nas competições eleitorais

Em 31.5 o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, por meio de sua EJE, realizou em Maceió a importante palestra de Frederico Franco Alvim – professor e doutor em Ciências Sociais (UMSA) – sobre Abuso de Poder nas Competições Eleitorais. O evento destinou-se aos servidores do TRE-AL e ocorreu no auditório do Pleno do regional.

EJE/MA

Corregedor Eleitoral realiza primeira reunião sobre o projeto "Voto Jovem na Escola"

O desembargador Tyrone Silva, corregedor eleitoral, reuniu, em 22.5, diretores de escolas públicas e privadas de São Luís para tratar da implantação do projeto "Voto Jovem na Escola 2019". Durante a reunião, o desembargador ressaltou a importância do projeto para as escolas. Saiba mais!

EJE/MG

Projeto 3º turno

A EJE/MG promoveu, em 31.5, o projeto 3º Turno, com o tema “A atuação da Justiça Eleitoral no combate à corrupção”. Para o debate, foram convidados: o procurador regional eleitoral Angelo Giardini de Oliveira; o promotor de justiça Edson de Resende Castro; o advogado na área e Direito Político e Eleitoral Fernando Neisser; e a servidora do TRE-MG Lara Marina Ferreira. Confira.  

Projeto Conhecendo a Justiça Eleitoral

No dia 5.6, a EJE/MG realizou mais um evento do projeto Conhecendo a Justiça Eleitoral. O objetivo dessa ação é divulgar a Justiça Eleitoral e estimular entre os estudantes, principalmente universitários, o estudo do Direito Eleitoral.

EJE/MT

Alunos do 8ª ano do Colégio Notre Dame de Lourdes participam de visita guiada no TRE-MT

Os estudantes visitaram o Memorial da Justiça Eleitoral e aprenderam sobre a história da democracia brasileira e da própria Justiça Eleitoral, além dos diferentes processos de votação, desde o voto em pelouro, urnas de metal e de lona até os modelos atuais. Conheceram os processos logísticos de uma eleição, bem como a dimensão de pessoas envolvidas para garantir que todo eleitor possa exercer o seu direito ao voto. Para mais informações, clique aqui.

TRE-MT ministra curso de Direito Eleitoral para acadêmicos da Universidade de Cuiabá

A Escola Judiciária realizou curso de Direito Eleitoral para alunos de Direito da Universidade de Cuiabá. Foram 4 dias de aulas, ministradas por servidores e juízes da Justiça Eleitoral e advogados eleitoralistas, que abordaram temas como competência da Justiça Eleitoral, sistemas eleitorais, propaganda, registro de candidatura, ações e recursos eleitorais e condutas vedadas. Saiba mais!

EJEP

EJEP realiza eleições do Grêmio Estudantil em Escola Municipal do interior de São Paulo

A EJEP realizou eleições do Grêmio Estudantil na Escola Municipal em Monte Mor, em 17.5, quando foram apurados 562 votos válidos. O curioso é que todas as candidatas eram mulheres e, ao final, quando uma delas foi eleita, disse querer implementar “um jardim bem bonito na Escola... só para começar”! Entre assobios e palmas, ela recebeu o diploma da secretaria da EJEP.

Visita Monitorada: diálogos sobre a Justiça Eleitoral

No dia 28.5, a Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP) recebeu alunos de Direito do Centro Universitário Estácio de São Paulo para esclarecer as funções e responsabilidades da Justiça Eleitoral, as principais ações que ensejam a perda de mandato dos eleitos, o caminho percorrido pelos candidatos até chegar ao pleito e, ainda, a segurança da urna eletrônica.

EJE/PE

EJE/AL promove minicurso Abuso de Poder nas Competições Eleitorais

O Minicurso é ministrado pelo ex-Assessor-Chefe da Assessoria Especial da Presidência do TSE, analista do TRE-SP e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino Prof. Frederico Alvim, que falou sobre a legitimidade eleitoral, o poder no contexto das eleições e assuntos afins. Confira!  

Reflexões sobre racismo estrutural marcam 17ª Semana Nacional dos Museus no TRE-PE

O evento de abertura da 17ª Semana Nacional dos Museus aconteceu no dia 13.5, no Auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A mesa de debate, que tinha como tema “As instituições públicas e os centros de memória”, foi composta por quatro palestrantes que atuam em diferentes instituições do setor público. A mesa redonda sobre racismo estrutural trouxe debate de fundamental importância para a democracia brasileira e finalizou uma série de discussões sobre cultura, história, preservação da memória e questões indígenas, realizadas ao longo desta semana. Leia matéria completa.

Reunião na Escola da Assembleia Legislativa objetiva lançar cursos em todo o estado de Pernambuco

A EJE/PE participou da reunião, que ocorreu em 23.5, e discutiu os principais pontos dos cursos, que tratarão sobre as novas regras para as eleições municipais de 2020. O objetivo é que os cursos alcancem vereadores, assessores legislativos e demais convidados, para os quais é fundamental conhecer as regras que estarão vigentes no futuro pleito. Para mais informações, clique aqui.

TRE-PE vai a Goiana e leva exemplos de superação

Transformar e melhorar a realidade a partir da mobilização política. Com o objetivo de conscientizar os jovens da importância de se exercer a cidadania, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoveu, em 21.5, em Goiana, o Eleitor do Futuro – Exemplos de Superação. Saiba mais!

EJE/PR

EJE/PR encerra ciclo de capacitações sobre segurança do voto

No mês de maio, o TRE-PR, por meio da EJE/PR, promoveu o ciclo de capacitações sobre a segurança do voto eletrônico, com encontros realizados nas cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina. O objetivo foi preparar os servidores e magistrados da Justiça Eleitoral para atuar junto às escolas estaduais, aproximando os jovens estudantes do processo eleitoral, em especial da votação eletrônica.

Zonas eleitorais de Curitiba participam do Parlamento Jovem

Em maio, a EJE/PR realizou, em parceria com as zonas eleitorais 1, 3 e 178 de Curitiba, eleições do Projeto Parlamento Jovem, que tem como objetivo aproximar os jovens do processo eleitoral, contribuindo para sua formação social e política. Na ocasião, alunos do Sesi Fesp, Sesi Internacional, Sesi CIC e do Colégio Estadual Ernani Vidal escolheram os candidatos que os representarão na escolas.

EJE/RO

EJE-RO promoverá Curso de Direito Constitucional Eleitoral

O curso será ministrado pelo facilitador Alexandre Basílio, servidor do TRE-RS, de 12 a 14.6. Terá como objetivo possibilitar a melhor compreensão do quadro jurídico relativo ao Direito Constitucional e Eleitoral em uma perspectiva crítica e interdisciplinar dentre os juízes eleitorais e servidores deste tribunal.

EJE/SC

Nova direção da EJESC retoma Projeto Qualifica

Para o novo diretor, "a importância do Projeto Qualifica está estampada no seu nome: é a de qualificar o gestor público no que se refere à captação e gastos do dinheiro público". O projeto Qualifica, desenvolvido desde 2016, em parceria com mais dez entidades, visa a aprimorar a gestão pública, prevenir irregularidades e desenvolver uma visão ampla e integrada da administração. Clique aqui para mais.

EJE/TSE

Momento Eleitoral

O programa Momento Eleitoral exibiu os programas Votos brancos e nulos (nº 67), com a analista judiciária do TSE Renata Dias, e Mesários nas Eleições 2018 (nº 68), com a Secretária de Gestão de Pessoas do TSE, Thayanne Fonseca. Assista! Na TV, no rádio, no site da Escola Judiciária e no YouTube.