Gestão estratégica
A sistemática de planejamento e gestão do TSE consiste em um conjunto de práticas gerenciais voltadas para a obtenção de resultados e condutas organizacionais com o objetivo de atender às expectativas dos cidadãos brasileiros em relação aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.
O trabalho se baseia inicialmente no planejamento, processo que mobiliza as pessoas e a instituição na construção de um futuro desejado, e continua com as boas práticas de gestão, que completam o ciclo de planejamento. Elas visam integrar as diversas unidades organizacionais às diretrizes estratégicas do TSE, sensibilizando os servidores para a obtenção de melhores resultados em seus respectivos processos de trabalho.
Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação 2015-2020 (Petic)
Missão
Garantir a legitimidade do processo eleitoral e a efetiva prestação jurisdicional, a fim de fortalecer a democracia.
Visão de futuro
Ser reconhecido como órgão de excelência pela credibilidade e qualidade na gestão do processo eleitoral e na prestação jurisdicional.
Valores
- Ética: atuação sob os princípios da honestidade, lealdade e dignidade.
- Valorização das pessoas: respeito e valorização das características intrínsecas de cada indivíduo.
- Comprometimento: atuação com dedicação, empenho e envolvimento em suas atividades.
- Responsabilidade socioambiental: adoção de práticas em benefício da sociedade e do meio ambiente, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
- Acessibilidade: promoção das condições para que todas as pessoas possam acessar os espaços e as informações de responsabilidade do TSE.
- Economicidade: adoção de práticas que busquem a boa distribuição de recursos, racionalizando gastos e assegurando o equilíbrio financeiro-orçamentário.
- Transparência: garantia do acesso a informações, ações e decisões institucionais.
- Integração: compartilhamento de experiências, conhecimentos e colaboração participativa na Justiça Eleitoral que conduzam à formação de equipes orientadas para resultados comuns.
- Celeridade: atuação com rapidez e agilidade, garantindo a qualidade do resultado entregue.
- Confiabilidade: atuação com eficiência e eficácia, de acordo com as atribuições normativas.
- Inovação: estímulo à criatividade e à busca de soluções diferenciadas.
- Coerência: alinhamento entre discurso e prática.