Perguntas Frequentes nas Redes Sociais

Quero saber por que meu título está cancelado/ Meu título está cancelado, o que fazer?

Você pode consultar sua situação eleitoral no site www.tse.jus.br. A consulta pode ser feita por meio do nome completo e da data de nascimento ou do número do título. Se sua situação não estiver regular, vá ao cartório eleitoral mais próximo à sua casa, com documento oficial com foto e comprovante de residência. Caso você tenha título eleitoral e comprovantes de votação, de justificação ou de quitação de multa, melhor ainda. Leve também!

 

Quero regularizar o título de eleitor, o que devo fazer?

Em regra, para que sua situação eleitoral esteja regular, você não deve ter incorrido em nenhuma causa de suspensão dos direitos políticos ou cancelamento (faltar ao cadastramento biométrico, por exemplo). Agora, para ter quitação, você deve estar com o voto em dia, ter justificado eventuais ausências e atendido às convocações da Justiça Eleitoral (para trabalhar como mesário, por exemplo) ou ter pagado as multas devidas.

 

Mudei de cidade, como transfiro o título? / Preciso transferir?

Nem toda mudança precisa ser complicada! Se você mudou e pretende transferir seu domicílio eleitoral, é fácil! Vá até o cartório mais próximo de sua nova residência e leve documento original com foto, título de eleitor (se o tiver) e comprovante do novo endereço. É preciso estar residindo há pelo menos três meses no novo município e que já tenha transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título. Verifique primeiro se o atendimento em sua zona eleitoral exige agendamento entrando em contato com o próprio cartório ou com a Ouvidoria do Regional Eleitoral de seu Estado.

 

Quero pagar a multa para regularizar meu título, como faço?

Caso o eleitor tenha deixado de votar ou não tenha comparecido para trabalhar como mesário quando convocado, é possível emitir o boleto da multa para pagamento pelo site do TSE por meio do serviço “Consulta de débitos do Eleitor” no seguinte link: http://www.tse.jus.br/eleitor-e-eleicoes/servicos/titulo-de-eleitor/quitacao-de-multas. Vale ressaltar que a emissão e o pagamento do boleto não são suficientes para a regularização da situação! O eleitor deve apresentar o respectivo comprovante de pagamento em qualquer unidade da Justiça Eleitoral. Caso não consiga emitir a multa pela internet, procure um cartório eleitoral perto de você.

 

Tento emitir a certidão de quitação/validar o e-Título, mas os dados não conferem. Como faço? 

Ao que parece, os dados informados (nome, data de nascimento, número do título e/ou filiação) não conferem com aqueles constantes na base de dados do cadastro eleitoral. Isso ocorre quando alguma informação está diferente daquela que foi digitada pelo atendente no cartório, no ato do registro eleitoral. Se alguma letra adicional constar de forma errônea em seu cadastro a consulta é inviabilizada. Compareça ao cartório eleitoral com documento oficial com foto e o título de eleitor, se houver, para verificar essa divergência e regularizar, se for o caso.