Brasil Eleitor: referendo sobre o desarmamento completa 10 anos

Brasil Eleitor: referendo sobre o desarmamento completa 10 anos

Novo Brasil Eleitor

Nesta sexta-feira (23), o referendo popular que modificou a lei do desarmamento completa 10 anos. Foi no dia 23 de outubro de 2005 que mais de 95 milhões de eleitores brasileiros compareceram às urnas para se manifestar sobre o comércio de armas de fogo. Na ocasião, os eleitores precisaram responder à seguinte pergunta: “o comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?”. A maioria dos eleitores – 59 milhões – escolheu o não e, por essa razão, o artigo 35 que previa a proibição foi excluído do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003). O Brasil Eleitor vai contar como o tema mobilizou o país em reportagem na edição desta semana.

Tem ainda a terceira parte da série especial que conta a história dos partidos políticos. Nessa fase, o programa conta como surgiram os partidos ideológicos. Com a proclamação da República, foram criados os partidos regionais, principalmente em São Paulo e em Minas Gerais, com correntes ideológicas ligadas ao fascismo e ao comunismo.

TREs

O Brasil Eleitor vai mostrar ações dos Tribunais Regionais Eleitorais em benefício dos menos favorecidos. No Rio Grande do Norte, os servidores do regional fizeram uma campanha para ajudar crianças com câncer. Quase 150 pacotes de fraldas foram arrecadados para doar ao instituto que atende as crianças e seus familiares.

Em Alagoas, os servidores estão fazendo curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atender com mais eficiência os eleitores surdos. O curso é feito à distância com uma hora de aula três vezes por semana. A ideia é oferecer um atendimento com mais dignidade para que o eleitor com deficiência auditiva possa exercer sua cidadania plena e de forma independente, sem precisar de acompanhante ou intérprete para os serviços que necessita da Justiça Eleitoral.

Alcance

Produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do TSE, o Brasil Eleitor vai ao ar todos os domingos, às 20h30, pelo horário de Brasília. Transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país, o programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral.

Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h (horário de Brasília).

CM/FP

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901,
Tribunal Superior EleitoralTel.:(61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário : segunda a sexta, das 11h às 19h. De acordo com a portaria 759, de 15 de agosto de 2022, aos sábados, domingos e feriados, compreendidos entre 15 de agosto e 19 de dezembro de 2022, as atividades do protocolo judiciário e administrativo do Tribunal Superior Eleitoral serão realizadas das 13 às 18 horas.

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido