Prefeito e vice de Cerquilho (SP) têm cassação revertida e são mantidos nos cargos

Ministra Maria Thereza de Assis Moura durante sessão do TSE

Assista ao vídeo do julgamento.

Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, na noite desta terça-feira (29), reverter decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que havia cassado o mandato do prefeito Antônio Del Ben Junior (PSD) e seu vice Wagner Alcides Belluci (PMDB), do município de Cerquilho, interior paulista. Os ministros seguiram o voto condutor da ministra Maria Thereza de Assis Moura, relatora do processo no TSE.

O tribunal regional entendeu que os dois foram beneficiados na campanha eleitoral de 2012 por matérias veiculadas no Jornal de Cerquilho e Região, caracterizando o uso indevido de meios de comunicação social. A decisão reformou a sentença de primeiro grau.

De acordo com o entendimento do TRE-SP, as matérias veiculadas pelo jornal excederam os limites de informação e configuraram abuso ao exaltar os candidatos e atacar os adversários. Entretanto, o voto da ministra Maria Thereza de Assis Moura assegurou que a conduta “não possui gravidade suficiente para as sanções tendo em vista que os meios de comunicação social impressos possuem menor alcance do que o rádio e a televisão”.

BB/JP

Processo relacionado: Respe 31666
 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido