Justiça Eleitoral sorteia urnas que serão auditadas no 2º turno

Testes de autenticidade e integridade do sistema acontecem no dia da eleição em todo país

Sorteio de urnas no TRE

A Justiça Eleitoral realizou, na manhã de hoje (27/10), os sorteios das urnas que serão submetidas a auditorias de funcionamento em tempo real e também a testes de verificação de autenticidade e integridade do sistema no segundo turno. Os sorteios, previstos na Resolução TSE no 23.550/2017, que dispõe sobre a auditoria e a fiscalização do sistema eletrônico, ocorreram nas sedes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em todas as unidades federativas. Como ocorreu no primeiro turno, as solenidades para definição das urnas que serão submetidas a auditorias foram abertas ao público e acompanhadas por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público (MP).

Os TREs sorteiam seis urnas em suas respectivas sedes. Três são destinadas para demonstração, em tempo real, da fidelidade da urna em relação aos votos recebidos. As outras três urnas escolhidas serão submetidas a auditorias do sistema utilizado no equipamento. Os sorteios no TRE do Distrito Federal (TRE-DF) foram conduzidos pelo juiz-presidente da Comissão de Auditoria da Urna Eletrônica, Eduardo Henrique Rosas, que enfatizou que os atos envolvendo a auditoria são públicos e acessíveis a todos.

As urnas sorteadas no Distrito Federal - e que serão usadas na auditoria de fidelidade - foram substituídas, nas respectivas seções em que se encontravam, e transportadas para a sede do TRE-DF. O mesmo procedimento se repete em todo país. Essas urnas serão mantidas em ambiente controlado e monitoradas por câmeras. No domingo, no mesmo horário da eleição, elas serão alimentadas com votos preenchidos, em cédulas de papel, pelos partidos políticos e por alunos do Centro de Ensino Fundamental 04 (CEF-04), localizado na 113 Sul. As cédulas preenchidas pelos partidos foram entregues em audiência pública no TRE-DF. Já os estudantes votaram em uma eleição simulada na escola. Esses votos são mantidos em urnas de lona lacradas e, no dia da eleição, as urnas sorteadas são alimentadas com eles. O procedimento tem o objetivo de comprovar que os dados inseridos na urna eletrônica correspondem exatamente ao resultado que ela produz.

Já as urnas sorteadas para auditorias de verificação de autenticidade e integridade do sistema são mantidas nas seções em que se encontram e funcionarão normalmente no dia da eleição. Antes do início da votação, são emitidos relatórios dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas. Eles são disponibilizados para conferência pública e comprovam que os sistemas instalados na urna estão íntegros e correspondem, efetivamente, aos que são informados pelo TSE. O procedimento, que ocorre em todas as unidades federativas, verifica 81 urnas sorteadas previamente, sendo três em cada estado, e é acompanhado por autoridades, representantes da OAB e de partidos políticos.

De acordo com o juiz presidente da Comissão de Auditoria das Urnas, Eduardo Rosas, as auditorias têm o objetivo de mostrar para a sociedade brasileira que as urnas estão acessíveis a todos e que o Brasil dispõe de um sistema transparente e seguro. Ele enfatizou que as urnas são usadas no Brasil há 22 anos e não existe qualquer registro de fraude. “E, ainda assim, a Justiça Eleitoral se preocupa em, permanentemente, auditá-las. Essa é a grande virtude de uma urna eletrônica. Ela pode ser auditada e pode ser submetida a procedimentos como os que estão sendo realizados hoje”, declarou. O juiz ressaltou que as auditorias são públicas e visam mostrar a todos que as eleições brasileiras são decididas pelo eleitor e que as urnas são mecanismos para que ele manifeste a sua vontade.  

No Distrito Federal, as urnas sorteadas para auditorias de fidelidade em tempo real foram as da 304ª seção da 15ª Zona Eleitoral, 921ª seção da 8ª Zona Eleitoral e a 74ª seção da 14ª Zona Eleitoral. Para os testes de verificação de autenticidade e integridade do sistema foram sorteadas as urnas da 357ª seção da 2ª zona eleitoral, a 198ª da 20ª zona eleitoral e a 49ª seção da 11ª zona eleitoral.


JM/RR

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TSE coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.