Biblioteca do TSE completa 73 anos de funcionamento

Aberto ao público, espaço reúne mais de 40 mil itens, com ênfase em publicações de Direito Eleitoral e matéria partidária

Biblioteca do TSE

A Biblioteca do TSE completa 73 anos nesta terça-feira (30). Localizado no 1º andar do edifício-sede da Corte, em Brasília (DF), o espaço é aberto de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, ao público externo, e das 8h às 20h, ao público interno. Seu acervo conta hoje com mais de 40 mil itens, entre livros, periódicos, DVDs, CDs, teses, dissertações, monografias, publicações do Tribunal, folhetos e manuais.

Criada pela Resolução TSE nº 755/1946, a Biblioteca carrega o nome do professor Alysson Darowish Mitraud, homenageado por ter sido responsável pela reestruturação administrativa das secretarias dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), e por ter implantado um sistema integrado de rede informatizada de comunicação em toda a Justiça Eleitoral. A iniciativa do professor possibilitou o processamento e a divulgação dos resultados das Eleições de 2004 em tempo recorde.

Vinculada à Secretaria de Gestão da Informação, a Biblioteca tem como foco obras de Direito Eleitoral e matéria partidária, mas também reúne publicações de Direito Constitucional, Administrativo, Penal, Civil, Processo Penal e Processo Civil, Ciência Política, Ciências Sociais, Economia e áreas afins. Além disso, possui as coleções de Acervo Geral, Obras de Referência, Obras Raras, Reserva Técnica, Coleção Ministro Francisco Sá e Coleção de Periódicos.

A unidade subsidia a tomada de decisões no desenvolvimento das atividades laborais, prestando atendimento com excelência, prioritariamente a ministros e servidores, em pesquisas bibliográficas, serviços de seleção e aquisição de material bibliográfico nacional e estrangeiro, assinatura de periódicos jurídicos, entre outros.

O espaço amplo e iluminado disponibiliza aos seus frequentadores cabines individuais de estudo, mesas coletivas e computadores com acesso à internet. O usuário pode utilizar a Biblioteca para estudo e pesquisa ao acervo.

Acesse o catálogo da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral no Portal do TSE.

História

O primeiro endereço da Biblioteca do TSE foi na cidade do Rio de Janeiro (RJ), na Rua 1º de Março, atual sede do Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE). Em 1960, com a transferência da capital do país para Brasília e, consequentemente, dos tribunais superiores, o acervo foi levado para a sede provisória do TSE na Esplanada dos Ministérios. Em 1992, a Biblioteca foi transferida para o anexo I da antiga sede da Corte, localizada no Setor de Autarquias Sul.

Em 16 de fevereiro de 2005, o então presidente do TSE, ministro Sepúlveda Pertence, inaugurou as novas instalações da Biblioteca do Tribunal, que foi batizada com o nome Professor Alysson Darowish Mitraud, em homenagem póstuma feita pelos servidores ao ex-diretor-geral da Corte, falecido no dia 10 de fevereiro de 2004.

Dois anos depois, em março de 2007, a Biblioteca foi certificada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região e, em outubro de 2011, recebeu o Certificado ISO 9001:2008, que trata do atendimento ao usuário da Biblioteca nos serviços de empréstimo e pesquisa de material bibliográfico. Em fevereiro de 2012, passou a ocupar o primeiro andar da atual sede do TSE.

Biblioteca Digital

Em 2015, foi criada a Biblioteca Digital do TSE, que dá acesso às publicações relativas a eleições, matéria eleitoral e partidária, bem como assuntos correlatos. O espaço virtual tem aproximadamente 4,5 mil itens catalogados, incluindo livros, artigos e periódicos, publicados ou não pela Justiça Eleitoral, além da produção intelectual de ministros, desembargadores e servidores.

IC/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido