Transparência Eleitoral Brasil fará Missão de Observação Nacional das Eleições 2020

OEA também enviará representantes para acompanhar o processo eleitoral brasileiro

Reunião com Transparência Eleitoral Brasil sobre a Missão de Observação Nacional.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, participou, na tarde desta segunda-feira (9), de uma reunião com a equipe da Transparência Eleitoral Brasil sobre a Missão de Observação Nacional das Eleições Municipais de 2020. O objetivo foi alinhar as informações sobre a adequação de todo o processo eleitoral ao contexto da pandemia de Covid-19. A secretária-geral do TSE, Aline Osorio, também participou do encontro, via internet.

O ministro Barroso informou que o Tribunal estabeleceu dois eixos principais para atuar nessas eleições atípicas. O primeiro foi a segurança sanitária dos eleitores, dos candidatos e de quem vai trabalhar no dia do pleito. Para tanto, foi formado um comitê de especialistas em saúde para desenvolver um plano de segurança sanitária com os cuidados para evitar a disseminação da contaminação pelo novo coronavírus.

O segundo eixo diz respeito ao combate à desinformação. Nesse caso, foram firmadas parcerias com as principais mídias sociais, agências de checagem de notícias e empresas de telefonia para que não seja cobrado do pacote de dados do usuário o acesso ao Portal da Justiça Eleitoral. Também foi criada uma página específica no Portal do TSE para dirimir dúvidas sobre o que é fato e o que é boato sobre as eleições.

A Observação Nacional das Eleições deste ano é um projeto-piloto desenvolvido por voluntários da Transparência Eleitoral Brasil. Além dos dados coletados por meio do sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, os técnicos da organização também têm capturado informações dos partidos políticos, inclusive as que foram disponibilizadas durante as convenções partidárias.

No primeiro e no segundo turnos, os observadores voluntários da instituição vão acompanhar, além da votação propriamente dita, a abertura, a conclusão e a apuração dos votos em algumas cidades predefinidas.

Um relatório preliminar sobre o dia da eleição será disponibilizado ao TSE e, em abril, o Transparência Eleitoral Brasil deverá entregar o relatório final com as principais observações feitas pelo grupo.

BB/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido