Glossário esclarece o que é mandato eletivo

Serviço disponível no Portal do TSE é importante fonte de consulta para cidadão sobre os termos utilizados nas instâncias da Justiça Eleitoral

Glossário da Justiça Eleitoral

Acessível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral Brasileiro explica ao cidadão que mandato eletivo é o exercício das prerrogativas e o cumprimento das obrigações de cargos específicos por um período de tempo determinado por lei. A habilitação para a investidura e a posse no cargo eletivo – seja nas esferas do Poder Executivo, seja no Poder Legislativo federal, estadual ou municipal – se efetiva pela vitória em uma eleição.

De acordo com o Glossário, depois de vencer a eleição, a Justiça Eleitoral concede ao candidato um diploma, atestando a legitimidade para tomar posse e para exercer as funções relativas ao cargo para o qual foi eleito.

O Glossário

O serviço do Portal do TSE é uma valorosa fonte de consulta de expressões jurídico-eleitorais para estudantes, pesquisadores e sociedade em geral sobre a evolução do processo eleitoral do país.

O Glossário Eleitoral traz mais de 300 verbetes com referências históricas e doutrinárias sobre as expressões adotadas pelos operadores da Justiça Eleitoral. Os termos estão distribuídos em ordem alfabética.

EM/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido