Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação é um exercício de cidadania

TPS simboliza a participação e a contribuição da sociedade para o aprimoramento do processo eleitoral brasileiro

Pré-inscrições TPS 2021.

O Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação é muito mais do que a tentativa de romper as barreiras de segurança da urna eletrônica. Reunir especialistas em Tecnologia e Segurança da Informação para executarem planos de ataque aos softwares e hardwares da urna é o reconhecimento público da importância da participação popular no processo eleitoral brasileiro.

“O TPS não é uma disputa ou competição. É uma contribuição dos diversos segmentos da sociedade para o aprimoramento do sistema eleitoral e o fortalecimento da nossa democracia. A segurança do processo eleitoral brasileiro é uma construção da sociedade brasileira”, ressalta o secretario de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Júlio Valente.

Previsto na Resolução TSE nº 23.444/2015, o TPS é um evento fixo no calendário eleitoral, em que qualquer brasileiro pode apresentar um plano de ataque aos sistemas eleitorais envolvidos na geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos. A primeira edição aconteceu em 2009 e, desde então, foram realizadas outras quatro edições: 2012, 2016, 2017 e 2019.

Para Elmano Amâncio, assessor da STI/TSE que compôs a Comissão Reguladora do teste realizado em 2019, “o TPS simboliza a participação e a contribuição da sociedade para o aprimoramento do nosso processo eleitoral, ao buscar falhas ou vulnerabilidades no sistema eletrônico de votação”.

Nas cinco edições realizadas, que totalizaram 162 horas de investigações, o TPS contou com a colaboração de 109 investigadores, que executaram mais de 60 planos de ataques aos componentes internos e externos da urna eletrônica.

Agora, mais uma vez, especialistas e estudiosos de todo o país estão convidados a participar do TPS 2021, que será realizado no próximo mês de novembro, a fim de contribuir com sugestões para o aprimoramento do sistema eletrônico de votação que será utilizado nas Eleições Gerais de 2022.

Colaboração

Cientista da área de Segurança da Informação do Instituto de Estudos Avançados do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Osvaldo Catsumi Imamura atuou em todas as edições do evento como membro da Comissão Avaliadora. Ele afirma, com propriedade, que a colaboração dos especialistas fortalece a democracia ao garantir a legitimidade do processo eleitoral brasileiro: “O TPS permite que a Justiça Eleitoral esteja sempre preparada para reagir aos avanços tecnológicos e garantir que a eleição estará sempre segura”, destaca.

Na verdade, o TPS é uma estratégia colaborativa de ganha-ganha. Como o objetivo do teste é identificar eventuais vulnerabilidades nos procedimentos e nos softwares eleitorais, mesmo quando um investigador e a sua equipe têm sucesso em um plano de ataque, todos ganham, pois a falha será corrigida e o sistema se tornará cada vez mais seguro.

Especialista em Tecnologia da Informação, Leonardo de Almeida Ramos – que no TPS de 2019 tentou, sem sucesso, invadir a urna utilizando análise instantânea de pulso elétrico – admite que tentar quebrar a segurança do sistema de votação é um grande desafio. “É estimulante e enriquecedor poder participar do teste público e colaborar para a melhoria do processo eleitoral”, diz.

Confirmação

Quando possíveis falhas são identificadas no sistema pelos investigadores, a equipe de Tecnologia da Informação do TSE inicia imediatamente o trabalho de correção. Solucionado o problema, os investigadores responsáveis pela detecção das falhas são convocados para executar novamente os planos de teste e comprovar que as vulnerabilidades foram corrigidas.

É importante ressaltar que durante o TPS várias barreiras de segurança da urna eletrônica são retiradas, e que os investigadores têm acesso aos códigos-fonte do sistema eletrônico de votação, procedimentos inacessíveis em uma situação normal de eleição.

“Todo TPS traz um aprendizado muito grande, porque recebemos contribuições importantes da sociedade para aprimorar o sistema e melhorar as barreiras de segurança que já existem”, conclui o chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra.

Confira o edital e o calendário do Teste Público de Segurança.

Veja mais informações sobre o TPS

MC/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido