TSE fará evento para inspeção dos códigos-fontes das urnas em 4 de outubro

Anúncio foi feito pelo presidente da Corte na abertura da sessão plenária por videoconferência desta terça-feira (31)

Sessão plenária TSE em 31.08.2021

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, informou na noite desta terça-feira (31) que a Corte abrirá os códigos-fontes dos sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições 2022 no próximo dia 4 de outubro, véspera do aniversário da Constituição Federal.

“Estaremos a um ano das eleições. Conforme nos comprometemos e anunciamos publicamente, os códigos-fontes ficarão à disposição dos partidos e dos seus técnicos. Organizaremos uma solenidade para a qual convidaremos todos os presidentes de partidos com representação no Congresso Nacional e os 12 integrantes da Comissão de Transparência das Eleições, que será divulgada na próxima semana”, declarou o presidente.

Segundo ele, as autoridades presentes serão convidadas a assistir a uma apresentação preparada pelo secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, que terá a finalidade de esclarecer todos os passos do sistema eleitoral.

Além disso, está prevista para o dia 4 de outubro uma visita à Secretaria de Tecnologia da Informação, onde os presentes terão acesso à sala na qual estarão à disposição dos partidos políticos os computadores da Corte para aqueles que quiserem inspecionar os códigos-fontes.

O ministro Barroso estendeu o convite para participar da solenidade aos ministros titulares e substitutos do TSE, momento em que, de acordo com ele, “será deflagrado o processo eleitoral de 2022”, a ser conduzido a partir de fevereiro de 2021 pelo ministro Edson Fachin e, a partir de agosto do próximo ano, pelo ministro Alexandre de Moraes.

O código-fonte do software de votação não é aberto à comunidade em geral, mas para dar mais transparência ao processo eleitoral, os representantes técnicos dos partidos políticos, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Polícia Federal, entre outras instituições, têm o direito de acompanhar todo o desenvolvimento dos sistemas eleitorais, com acesso ao código-fonte do software de votação e de todo o conjunto de software da urna eletrônica.

JM/LC, DM

Leia mais:

Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação é um exercício de cidadania

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido