Glossário explica quando pode ocorrer a renovação de uma eleição

Serviço é fonte de consulta essencial para estudantes, pesquisadores e sociedade em geral

Glossário Eleitoral

Renovação das eleições é a repetição do pleito realizado, na mesma circunscrição (o país, nas eleições presidenciais, o estado nas eleições federais e estaduais, o município nas eleições municipais), quando mais da metade dos votos forem declarados nulos. 

Acessível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é desse modo que o Glossário Eleitoral Brasileiro esclarece a necessidade de convocação de novas eleições quando ocorre o afastamento definitivo do titular eleito para cargo majoritário. 

Na hipótese descrita, o artigo 224 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737 /1965) prevê que as demais votações serão julgadas prejudicadas e o tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de vinte a quarenta dias.

O Glossário

O Glossário Eleitoral esclarece mais de 300 expressões utilizadas nas instâncias da Justiça Eleitoral. O serviço é uma fonte de consulta permanente para estudantes, pesquisadores e a sociedade em geral.

Para facilitar e dar agilidade à consulta, os verbetes do Glossário estão distribuídos em ordem alfabética em link específico na página do Tribunal.

EM/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido