Clica e Confirma destaca o início da biometria nas eleições brasileiras

Programa desta semana mostra toda a história em torno da implantação do sistema biométrico de identificação no processo eleitoral brasileiro

Banner Clica e Confirma

O Clica e Confirma, o podcast da Justiça Eleitoral, vem apresentando uma série de matérias, entrevistas e curiosidades sobre os 25 anos da urna eletrônica. Ela começou a ser utilizada por eleitoras e eleitores em 1996. De lá para cá, passou por várias mudanças para deixar o processo eleitoral ainda mais seguro e confiável.

A identificação por meio da biometria, ou seja, pelas impressões digitais, foi um desses avanços. O programa desta semana destaca toda a história em torno da implantação desse sistema no processo eleitoral, iniciado em 2008 em três cidades do interior do Brasil, que serviram como piloto.

Também neste episódio, Rodrigo Coimbra, chefe da Seção do Voto Informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explica a escolha do Linux pela Justiça Eleitoral como sistema operacional da urna eletrônica.

O Clica e Confirma traz ainda uma entrevista com uma mesária voluntária pra lá de interessante. É a indígena Vanda Witoto, que mora em Manaus (AM). Ela fala da experiência e dos motivos que a levaram a colaborar com a Justiça Eleitoral, ajudando a fortalecer a democracia no Brasil.

O programa é apresentado pelo jornalista Rimack Souto. Você pode ouvir o Clica e Confirma na plataforma de áudio Spotify e no Portal do TSE.

PN/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido