Ministro Barroso conversa sobre reforma política e eleitoral com presidente da Câmara dos Deputados

Também participaram da reunião representantes do grupo de trabalho que irá atualizar e sistematizar a legislação eleitoral na Câmara

Reunião ministro Barroso com presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira - 01.03.2021

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, reuniu-se nesta segunda-feira (1º) com o deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, para tratar da proposta de reforma política e eleitoral. A Câmara instalou em fevereiro deste ano um grupo de trabalho para propor alterações na legislação.

Na oportunidade, Barroso agradeceu ao presidente da Câmara pelo encontro e afirmou estar pronto para colaborar. “Foi uma conversa republicana e preocupada com o interesse público. As decisões políticas no país são tomadas no Congresso Nacional e, portanto, nós estabelecemos uma interlocução construtiva sobre as questões importantes que vão tramitar nas duas Casas [Câmara e Senado Federal]. Algumas delas foram sobre a sistematização da legislação eleitoral, debates importantes sobre o sistema eleitoral o aperfeiçoamento da democracia”, explicou.

Segundo o presidente da Câmara, é importante ouvir o TSE, pedir sugestões, formular conversas com diversos grupos de trabalho. “É importante ter muita clareza e transparência nesse trabalho conjunto entre o Congresso Nacional, a Justiça Eleitoral e diversos órgãos competentes para fazermos uma legislação mais sistematizada, moderna e, com isso, ter ainda mais êxito no processo eleitoral, com muito mais transparência, muito mais cidadania e com respeito à democracia no Brasil”, disse Arthur Lira.

Também participaram da reunião os deputados federais Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) e Margarete Coelho (PP-PI), que são, respectivamente, o presidente e a relatora do grupo de trabalho da Câmara destinado a tratar de alterações na legislação eleitoral, bem como a debater outras normas.

“Essa reunião com o presidente do TSE é importante porque estamos sempre buscando modernizar o processo com transparência e trabalhando de forma conjunta”, ressaltou o deputado Jhonatan de Jesus.

IC/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido