Portal do TSE traz informações sobre ministros que compõem a Corte

Saiba mais sobre a carreira e a atuação de cada integrante do tribunal

TSE traz informações sobre ministros - 09.03.2021

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a instância máxima da Justiça Eleitoral brasileira, exercendo o papel de guardião da democracia, por meio da organização das eleições e da função jurisdicional. Para realizar esse trabalho, a Corte conta com a atuação de sete ministros titulares. Destes, três são membros efetivos provenientes do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois da classe dos juristas. Estes últimos são advogados nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice elaborada pelo STF. Para cada ministro efetivo, há um ministro substituto. Todas essas informações são públicas e estão disponíveis para consulta no Portal do TSE.

Quem busca dados sobre o currículo dos ministros ou sobre o período de atuação deles na Corte pode acessar de forma prática na aba “o TSE”, localizada no canto superior da página principal do Portal do Tribunal. Estão disponíveis informações sobre a carreira, o período de atuação de cada um a partir da data da posse e da data do término de cada biênio para os quais foram conduzidos ou reconduzidos. Lá também possível acessar a opção “Estrutura do Tribunal” para entender como ocorre a escolha dos magistrados que compõem a Corte e conhecer as leis que regem a composição do Tribunal, em consonância com a o artigo 119 da Constituição Federal.

Os magistrados são designados para cumprir um biênio, sendo proibida a recondução após dois biênios consecutivos. A rotatividade dos juízes no âmbito da Justiça Eleitoral objetiva manter o caráter apolítico dos tribunais, de modo a garantir a isonomia nas eleições.

Também estão disponíveis informações de todos os ministros que passaram pelo Tribunal desde a criação da Justiça Eleitoral. Essas informações estão disponíveis da seguinte forma:

Ministros presidentes do TSE

Ministros provenientes do STF

Ministros provenientes do STJ

Ministros corregedores-gerais da Justiça Eleitoral

Presidências e todos os ministros por período

Ministros juristas

Composição

O TSE é presidido por um ministro oriundo do Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, o presidente é o ministro Luís Roberto Barroso. O vice-presidente é o ministro Edson Fachin.

TP/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido