Servidores voluntários do TRE-RJ promovem a sustentabilidade

“Equipe Ambiental” existe há 13 anos e desenvolve ações de conscientização e conservação

TRE-RJ - Retrospectiva da Equipe Ambiental

Uma equipe de servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) se dedica a promover a sustentabilidade e incentivar os colegas a reciclar, reaproveitar e evitar o desperdício. Intitulado “Equipe Ambiental”, o grupo nasceu em 2007 pela iniciativa voluntária de um grupo de servidores – entre eles Patrícia Granville, que teve a ideia de propor a coleta seletiva de resíduos no ambiente de trabalho. “Assisti a um programa de TV que abordava o tratamento de resíduos e trouxe a ideia para o Tribunal”, conta.

Hoje coordenado pela servidora Flávia Vidal, o grupo segue desenvolvendo uma série de ações, como a campanha de distribuição de canecas de porcelana como substituição dos copos plásticos descartáveis e a instalação de torneiras e descargas sanitárias ecológicas na sede do TRE-RJ. Também é organizado o “Bazar do Expediente”, que promove o compartilhamento de materiais de escritório que estejam subutilizados nas seções do Tribunal.

Todos os anos, desde 2008, a equipe promove a Semana Ambiental, um evento com palestras e oficinas sobre sustentabilidade, descarte ecológico de resíduos, reciclagem e reaproveitamento. Parte do calendário anual da instituição, o encontro ajuda magistrados, servidores, colaboradores e estagiários do TRE-RJ a incorporarem práticas sustentáveis nas suas atividades diárias. Também fazem parte do evento uma gincana e uma caminhada ecológica.

Algumas iniciativas de sucesso da Semana Ambiental foram "competições" que buscaram incentivar e premiar a racionalização de recursos. O "Selo Verde", por exemplo, foi entregue a servidores da Corte Eleitoral fluminense que se destacaram na promoção de práticas sustentáveis em suas áreas de atuação. Em outra oportunidade, foram premiadas as zonas eleitorais do estado do Rio de Janeiro que, em suas atividades diárias, alcançaram, durante certo período, maior redução no consumo de copos plásticos descartáveis, papel A4, toners para impressora e papel-toalha.

RG/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido