TSE participa da Hora do Planeta e apaga as luzes neste sábado (27)

Além de estimular o engajamento de servidores e colaboradores no evento, o Tribunal promove diversas ações de sustentabilidade ambiental

Participe da Hora do Planeta

Pense em ficar sem luz por uma hora. Imaginou? Essa é a proposta da Hora do Planeta, ação da Organização Não Governamental (ONG) WWF que, uma vez por ano, convida pessoas de todo o mundo a apagarem as luzes de suas casas, dos ambientes de trabalho e de diversos outros lugares, com o único objetivo de conscientizar a população sobre as mudanças climáticas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em apoio a essa iniciativa global, apagará as luzes do edifício-sede por uma hora neste sábado (27), a partir das 20h30, e convida servidores e colaboradores a fazerem parte dessa grande mobilização pela sustentabilidade. A ideia é que cada um compartilhe o momento nas redes sociais com a hashtag: #ConectadoNoPlaneta, e marcando o @tsejus e o @wwfbrasil.

Hora do Planeta e ações do TSE

A Hora do Planeta teve origem em Sidney, na Austrália, em 2007 acabou recebendo adeptos ao redor do mundo. A iniciativa tem como meta dar visibilidade aos grandes desafios ambientais da atualidade, incluindo a crise climática e a perda da biodiversidade do planeta.

Essa não é a única forma de "se conectar com a natureza", mas uma maneira de lembrar que cada ação individual em favor do planeta, se multiplicada por milhares de outras, faz, sim, a diferença.

Sustentabilidade no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral adota uma série de políticas socioambientais com foco na gestão sustentável.

Entre as iniciativas de sustentabilidade ambiental, está a Usina Minigeradora Fotovoltaica do Tribunal, em funcionamento desde 2017. Precursor nos edifícios do Judiciário brasileiro, o empreendimento é responsável pela produção de cerca de 20% da eletricidade consumida nos dois prédios da Corte Eleitoral. 

Contratações

Quanto às contratações públicas, vale registrar que o Tribunal analisou 113 licitações em 2020 para verificar quais delas impactavam positivamente a instituição.

Diogo Silveira, chefe da Seção de Gestão Socioambiental (Segesa) do TSE, ressalta a abrangência do projeto para a Corte. "Os critérios de sustentabilidade pressionam as empresas que licitam junto ao TSE a terem não apenas responsabilidade ambiental ao oferecer produtos mais sustentáveis, mas também responsabilidade social ao incentivar a contratação de pessoas com deficiência e a aplicação de programas de saúde ocupacional e prevenção de riscos no ambiente de trabalho". 

Descarte Legal

Já o programa Descarte Legal contempla uma ideia de sustentabilidade mais focada no quadro funcional do TSE, fazendo com que os servidores e colaboradores estejam mais conscientes e integrados a esse movimento. O programa criou um local próprio para descarte de pilhas e baterias utilizadas no edifício-sede do Tribunal, em Brasília.

Sistema sanitário a vácuo

Por sua vez, o sistema sanitário a vácuo dos banheiros do TSE permite uma economia de até 90% no consumo diário de água se comparado aos sistemas tradicionais e de uso doméstico.

A tecnologia opera com descarga de fluxo muito reduzida. A descarga comum trabalha com um fluxo de sete a 20 litros de água por acionamento. O sistema a vácuo funciona com apenas 1,2 litro de água por descarga.

MS/EM, DM

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido