Barroso apresenta ao Plenário da Corte balanço do TPS 2021

Presidente do TSE celebrou resultados obtidos durante os seis dias de evento

Sessão do TSE - 30.11.2021

Na abertura da sessão plenária desta terça-feira (30), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, falou sobre o Teste Público de Segurança (TPS) 2021 do Sistema Eletrônico de Votação. Barroso lembrou que, durante os seis dias de evento, realizado de 22 a 27 de novembro, 29 ataques às urnas foram planejados, mas somente cinco registraram achados relevantes.

“Nenhum plano conseguiu chegar à potencialidade de manipulação do voto. Essa possibilidade não existiu e esses cinco achados estão sendo objetos de estudos por parte da [Secretaria de] Tecnologia da Informação do Tribunal. Esse é um momento muito importante dos processos de auditoria do sistema eleitoral eletrônico no Brasil”, destacou Barroso.

O ministro Alexandre de Moraes, que conduzirá as Eleições de 2022, parabenizou o atual presidente do TSE pela condução dos trabalhos do TPS neste ano. “Cumprimento pelo sucesso dos testes nas urnas e, mais do que isso, pela competência, serenidade – que foi necessária – e firmeza na condução do Tribunal por todo esse período. Principalmente a partir do início desse semestre, quando a preparação para as eleições do ano que vem se iniciaram”, declarou.

JM/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido