Ministro José Guilherme Villela é homenageado pelo TSE em exposição virtual

Lançada nesta terça (30), mostra estará disponível de forma permanente no Portal do Tribunal

Homenagem a José Guilherme Villela – Vida e Obra - 31.11.2021

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inaugurou, nesta terça-feira (30), às 18h15, a mostra virtual José Guilherme Villela – Vida e Obra, em homenagem ao jurista, que foi ministro da Corte de 1980 a 1986. A cerimônia, transmitida pelo canal do TSE no YouTube contou com a presença de autoridades, entre eles o vice-presidente do TSE, ministro Edson Fachin; o ministro Carlos Velloso, amigo pessoal de José Guilherme; o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco; a ministra Maria Claudia Bucchianeri; o diretor-geral do TSE, Rui Moreira, e o secretário de Gestão da Informação (SGI) do TSE, Cleber Schumann, além de familiares do jurista. A exposição está disponível para acesso no Portal do Tribunal na internet, no espaço História da Justiça Eleitoral.

Ao inaugurar a mostra, o vice-presidente do TSE destacou que esta é uma justa homenagem. “Definitivamente, ele deixou sua marca no mundo jurídico. Era respeitado por seus pares, pelos magistrados, pelos membros do Ministério Público e por todos aqueles que atuavam e atuam na seara do Direito. Era admirado também pelo imenso conhecimento jurídico. Essa mostra busca fazer jus à envergadura intelectual e profissional dele”, ressaltou.

A mostra, que será permanente, conta com textos, vídeos e fotografias sobre a vida e a obra do ministro. A exposição virtual é dividida em núcleos: Biografia; O Advogado; O Ministro; Legado; e Acervo doado ao TSE, sendo enriquecida com depoimentos de ex-ministros, familiares e amigos que resgatam lembranças desses aspectos da vida de Villela.

Príncipe dos advogados

Cleber Schumann, secretário de Gestão da Informação (SGI) do TSE, explica que a ideia de fazer uma mostra em homenagem à memória de José Guilherme Villela foi uma sugestão do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, por ocasião da doação do acervo particular de livros do ex-ministro pela sua família, que foi intermediada pelo ex-ministro da Corte Eleitoral Pedro Gordilho, em 2020. O acervo bibliográfico é composto por mais de 5.271 itens.

“O motivo de homenageá-lo é a profunda admiração que os operadores do Direito têm pela vida e obra do ministro Villela, que era chamado por seus pares de ‘príncipe dos advogados’. Como um ex-ministro do TSE que marcou época, durante os anos 80 até os dias atuais, o ex-magistrado é lembrado pelas suas qualidades profissionais, como jurista, inclusive pela intensidade de suas sustentações orais na tribuna. Sua atuação enquanto ministro do TSE foi marcante e integra a memória da Justiça Eleitoral. A mostra buscou resgatar e valorizar esses aspectos”, esclarece.

Jurista combativo

Ao falar na abertura da exposição, o ministro Velloso destacou que a advocacia do jurista foi o centro para todas as gerações que o assistiram atuar. “Elegi José Guilherme como meu modelo de advogado. Passava horas escutando os causos e acompanhando as sustentações orais dele no Supremo Tribunal Federal (STF). Certamente, foi o advogado mais combativo que já vi atuar”, destacou.

Segundo Velloso, não por acaso, essa mostra do “príncipe dos advogados” é lançada na gestão dos ministros Barroso e Fachin, “que também foram paradigmas de advogado e hoje são exemplos de juízes e mentores de muitos”.

Inicialmente, a mostra foi pensada para ser uma exposição física, mas em razão da pandemia de Covid-19 ficou definido que seria exclusivamente virtual. Os visitantes poderão ter acesso a obras produzidas pelo ex-ministro, julgados enquanto relator no TSE, informações sobre os livros doados à Corte Eleitoral e outros registros bem interessantes sobre a vida e o legado do jurista.

Homenagem

Quem acessar a exposição vai se deparar com as boas-vindas dadas pelo presidente do TSE. Barroso destaca que foi como advogado que o ex-ministro obteve o maior reconhecimento. “Um dos maiores conhecedores do Supremo Tribunal Federal, exemplo de profissional de uma geração. José Guilherme Villela deixou sua marca no mundo jurídico. Sua profícua carreira foi resultado de sua competência e dedicação”, afirma o presidente do TSE.

Também em reverência ao jurista, a sala dos advogados da Corte Eleitoral foi batizada com o nome “José Guilherme Villela”.

Acesse a Mostra virtual José Guilherme Villela – vida e obra.

 

TP, GA, MM/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido