Semana do Jovem Eleitor começa nesta segunda-feira (29) em todo o país

Campanha incentiva jovens de 16 e 17 anos a participarem do processo eleitoral, mesmo que para eles o voto seja opcional

Semana do Jovem Eleitor

Com o intuito de estimular eleitores e eleitoras de 16 e 17 anos a exercer a cidadania por meio do voto, a Justiça Eleitoral inicia, nesta segunda-feira (29), a Semana do Jovem Eleitor. Até o dia 3 de dezembro, a campanha reforçará a importância do compromisso, mesmo que para esse público o voto seja facultativo.

Até o dia 31 de dezembro, o TSE veicula uma campanha em rede nacional de rádio e televisão, além das redes sociais dos tribunais eleitorais. O vídeo e as peças foram protagonizados por jovens atrizes e atores negros, pardos, indígenas e brancos, retratados em situações cotidianas. A ideia é representar a diversidade da população brasileira.

Como fazer

É possível tirar o título de eleitor pela internet, de forma simples e rápida. Por meio de um computador, tablet ou celular, basta acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e, depois, preencher os campos indicados com os dados. Será solicitado que a pessoa anexe ao menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. A primeira delas é uma selfie segurando um documento oficial de identificação e as outras são da própria documentação utilizada no selfie.

Por fim, basta incluir um comprovante de residência, com imagem totalmente legível. Depois de finalizado é possível acompanhar o andamento.

Adolescentes que vão completar 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022 (data do primeiro turno) também podem se alistar. Para esses casos, há um período específico: de janeiro a maio de 2022.

Estatística

A Semana do Jovem Eleitor foi criada em 2015 com o objetivo de aumentar cada vez mais o número de brasileiros e brasileiras que contribuem para a escolha dos representantes políticos do país.

Nas últimas eleições municipais, em 2020, 0,69% (1.030.563) do eleitorado tinha 16 e 17 anos.

AL/CM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido