TPS 2021: participantes fazem últimas tentativas de planos de ataque

Teste Público de Segurança entra em sua fase final nesta sexta-feira (26)

TPS, 5º dia.

No quinto dia do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS) 2021, os participantes têm a oportunidade para concluir com sucesso os planos de ataque que desenvolveram. O encerramento do TPS está previsto para as 17h desta sexta-feira (26), mas existe a possibilidade de prorrogação até sábado, dia 27, se houver necessidade de mais tempo para conclusão de algum plano.

O TPS 2021 teve início na tarde de segunda-feira (22) e reuniu um número recorde de 26 investigadoras e investigadores durante toda a semana. O objetivo é descobrir possíveis vulnerabilidades na urna eletrônica a tempo de serem corrigidas para as Eleições 2022.

Planos de ataque

Entre as estratégias projetadas, a equipe da Polícia Federal que participa do TPS teve êxito no plano de ataque com o objetivo de extrair dados e configurações do Kit JE Connect, sistema criado pela Justiça Eleitoral para fazer a transmissão dos resultados da eleição de forma segura.

“Conseguimos extrair os dados das partições que estavam cifradas dentro do Kit JE Connect, que é como se fosse um pendrive, utilizado para botar um sistema operacional para fazer o envio de dados de votação para o TSE”, informou Paulo César Hermann Wanner, perito criminal federal, e um dos integrantes do grupo, que é composto ainda pelos especialistas da PF Ivo Peixinho e Galileo de Sousa.

Paulo ressalvou que isso não significa a quebra do sigilo do voto, uma vez que o JE Connect é um sistema de transmissão de dados e não está ligado diretamente à urna eletrônica. Já o segundo plano de ataque realizado pela equipe, chamado “alteração de informações nas tabelas de correspondência”, não teve continuidade, em razão das barreiras de segurança verificadas no sistema, que aumentaram desde o TPS de 2019.   

Um grupo de investigadores gaúchos executou, também com sucesso, um plano de teste que teve como foco a parte frontal e o teclado da urna. A estratégia consistiu em sobrepor a essa parte do equipamento um invólucro (confeccionado por impressora 3D) que, mediante sensores, captaria a digitação do voto e encaminharia as informações, por meio de uma rede wi-fi, para um banco de dados em tempo real.

Objetivo do TPS

O objetivo do Teste Público é fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação, a partir de contribuições para o aprimoramento do processo eleitoral.

O TPS permite que representantes da sociedade executem planos de ataque ao sistema com a finalidade identificar vulnerabilidades relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição.

Evento permanente do calendário de preparação de cada eleição, o TPS ocorre, preferencialmente, no ano que antecede o pleito, em ambiente preparado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Confira mais informações no site do evento

https://www.justicaeleitoral.jus.br/tps/

EM/CM, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901,
Tribunal Superior EleitoralTel.:(61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário : segunda a sexta, das 11h às 19h. De acordo com a portaria 759, de 15 de agosto de 2022, aos sábados, domingos e feriados, compreendidos entre 15 de agosto e 19 de dezembro de 2022, as atividades do protocolo judiciário e administrativo do Tribunal Superior Eleitoral serão realizadas das 13 às 18 horas.

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido