Na Costa Rica, eleição é uma festa cívica para toda a família

Série “Eleições pelo Mundo” mostra como funcionam as eleições também no Panamá

Costa Rica Eleições pelo Mundo - 07.10.2021

Para a costarriquenha Yahaira Salvatierra, de 40 anos, votar é um compromisso da família toda. Junto com o marido Carlos Garcia e os filhos Jessie (16), Carlos (13) e Marco (7), a moradora de Tibás, cidade que fica há apenas três minutos de carro da capital da Costa Rica – San José –, costuma se levantar cedo para participar das eleições. Os filhos do casal integram o programa de cidadania desde pequenos. “Sempre procurei ensinar a eles a importância da democracia”, disse.

Yahaira, que é estatística, conta que gosta de chegar bem cedo à seção eleitoral, “pois a maioria dos eleitores deixa para votar nas últimas horas, lotando os locais”. Normalmente a votação começa entre 7h e 8h, dependendo da localidade, e é finalizada entre 17h e 18h.

Costa Rica Eleições pelo Mundo - 07.10.2021

Na Costa Rica, o voto é opcional, e podem exercer o direito os cidadãos com mais de 18 anos. Para isso, basta levar a cédula de identidade. O eleitor só não vota em duas circunstâncias: pessoas declaradas judicialmente em estado de interdição e aquelas que tenham o exercício dos diretos políticos suspensos.

As eleições acontecem a cada quatro anos, sempre em fevereiro, normalmente no primeiro domingo do mês. Segundo a Embaixada da Costa Rica em Brasília, o presidente, todos os deputados da República e os regedores municipais são eleitos na mesma data. Já os prefeitos municipais são escolhidos numa eleição separada, que acontece dois anos depois. Os regedores são representantes dos cidadãos, eleitos para assumir funções normativas e de fiscalização da gestão municipal.

Costa Rica Eleições pelo Mundo - 07.10.2021

“Ao chegar nas seções, que funcionam normalmente em escolas, os cidadãos são recebidos por representantes dos partidos, que agitam grandes bandeiras nas cores das legendas e há um clima de harmonia e de festa”, explica Yahaira. O objetivo é dar as boas-vindas aos eleitores e fazer a divulgação dos candidatos, o que é permitido pelo Tribunal Supremo de Elecciones .

Ao chegar na sala, o eleitor encontra várias mesas, organizadas por ordem alfabética pelos sobrenomes. Antes de receber a cédula, o eleitor se identifica, para ver se seu nome está naquele local. Uma curiosidade é que os voluntários que trabalham nas seções são representantes de diferentes partidos, aprovados pelo Tribunal.

Costa Rica Eleições pelo Mundo - 07.10.2021

Na Costa Rica, a cédula (chamada de boleta) é colorida, com fotos e nomes dos candidatos, e símbolos dos partidos. A campanha começa oficialmente quatro meses antes das eleições. O Estado paga parte das despesas dos partidos políticos. Segundo a Embaixada da Costa Rica, as cédulas dos deputados devem intercalar homens e mulheres, e um dos vice-presidentes deve ser uma mulher. “Me encanta ver mulheres na política e sinto mais afinidade por políticos que apresentam mulheres entre seus candidatos”, ressaltou a costarriquenha.

Costa Rica Eleições pelo Mundo - 07.10.2021

Após receber a cédula, o eleitor se encaminha para a cabine (uma proteção feita de papelão para isolar o eleitor), pois o voto no país é secreto.

Essas cédulas costumam ser marcadas por um giz de cera colorido. Yahaira conta que, nas últimas eleições, devido à pandemia de Covid-19, o Tribunal solicitou que os eleitores levassem sua própria caneta, mas sempre deixando também à disposição o giz de cera.

Finalizada essa etapa, o eleitor coloca o voto na urna específica, pois, quando a votação é para mais de um cargo, há uma urna para cada um deles e o verso das cédulas também têm marcações diferentes. Yahaira explica que costuma votar em cerca de 20 minutos.

Costa Rica Eleições pelo Mundo - 07.10.2021

Após votar, ela se reúne com a família para aguardar a decisão final. Aliás, esperar o resultado é uma celebração que costuma reunir os costarriquenhos. “É certamente um dia especial. As famílias se encontram para torcer juntas”, afirmou ela. De acordo com a Embaixada da Costa Rica, a eleição é uma festa cívica da qual participa toda a família, até as crianças.

O resultado sai por etapas e, a cada porcentagem, ele é divulgado nos canais de TV. Yahaira conta que não demora muito; na mesma noite os cidadãos já sabem quem será o novo presidente, por exemplo.  Atualmente o país possui cerca de três milhões de eleitores, o que facilita a contagem.

Eleições no Panamá

O processo eleitoral do Panamá tem várias semelhanças com o da Costa Rica: voto opcional, podem votar cidadãos a partir dos 18 anos e, também, acontece por cédula. No país, as eleições são realizadas a cada cinco anos: para presidente, deputados, prefeitos e vereadores.

Para conferir todos os detalhes sobre eleições no Panamá, veja reportagem especial no canal do TSE no YouTube .

Panamá Eleições pelo Mundo - 08.10.2021

No dia da eleição, os centros de votação começam a atender o eleitor desde as 7h da manhã e permanecem abertos até as 16h. Eleitores e eleitoras devem se apresentar no centro de votação correspondente ao lugar onde moram e, para votar, devem apresentar a identidade.

MM/CM, DM

Essa matéria integra a série “Eleições pelo Mundo”, criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para reverenciar a democracia no mundo e mostrar a diversidade de processos eleitorais que existem. Desde o dia 1 o de setembro, reportagens especiais vêm mostrando como acontecem as eleições em alguns países e como elas refletem as características de cada nação.

Leia mais:

06.10.2021 - Eleições pelo Mundo: saiba como funcionam as eleições no Canadá

29.09.2021 - Eleições pelo Mundo: curiosidades das eleições na Argentina, no Uruguai e na Colômbia

22.09.2021 - Eleições pelo Mundo: Tunísia, Cabo Verde e Moçambique têm voto facultativo e por cédula

15.09.2021 - Eleições pelo Mundo: saiba como funcionam as eleições na França

08.09.2021 - Eleições pelo Mundo: obrigatoriedade do voto e uso de urnas eletrônicas

01.09.2021 - TSE publica série de reportagens sobre Eleições pelo Mundo

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido