TPS 2021: 39 investigadores estão pré-inscritos para participar

Recursos podem ser apresentados até 4 de outubro

Pré-inscrições TPS 2021.

A Comissão Reguladora do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS) divulgou, nesta quinta-feira (30), a lista com 39 investigadores pré-inscritos para participar da edição de 2021, que será realizada no período de 22 a 26 de novembro. O número de pré-inscrições aprovadas é recorde entre todas as edições do Teste já realizadas.

Confira vídeo no canal do TSE no YouTube.

A partir desta quinta (30), está aberto o prazo para aqueles que não tiveram a pré-inscrição aceita. O recurso poderá ser apresentado até 4 de outubro, e o resultado da análise será divulgado no dia 5 de outubro.

Sobre o TPS

Durante os testes, especialistas e não especialistas de fora da Justiça Eleitoral são apresentados ao sistema eleitoral e executam planos de ataque para tentar quebrar as camadas de segurança do voto eletrônico.

As vulnerabilidades encontradas pelos investigadores são corrigidas, e o sistema – já atualizado – é novamente submetido a testes. Esse procedimento garante que a urna eletrônica e os sistemas a ela atrelados cheguem ainda mais robustos à eleição.

O TPS é realizado desde 2009 e, em cinco edições, contou com a colaboração de 109 participantes, que puseram em prática 64 planos de ataque ao sistema eletrônico de votação, totalizando 162 horas de testes públicos executados.

Pré-inscrições

Ao todo, foram recebidas 23 pré-inscrições de interessados em participar do TPS 2021. São 16 investigadores que optaram por trabalhar individualmente, e os demais estão divididos em sete grupos. Na edição de 2021, um fato inédito chama atenção na lista dos pré-inscritos, como explica o chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE (Sevin/TSE), Rodrigo Coimbra.

“Nesta edição, houve um maior interesse de pessoas de fora da TI. Dez bacharéis em Direito se inscreveram, entre inscrições individuais e grupos, que têm entre duas e cinco pessoas cada. Também se inscreveram especialistas em auditoria. O TSE não limita a participação a especialistas em Tecnologia. Estamos passando por um ano em que o debate sobre a segurança do processo eleitoral atingiu todos os públicos. Então, é natural que tenhamos pessoas de outras áreas do conhecimento querendo entender como funciona o processo e buscando contribuir de alguma forma”, destaca.

BA/CM, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido