Você sabe o que é Boletim de Urna? O Glossário esclarece

Documento reforça a transparência, a credibilidade e a auditabilidade do sistema de votação

Glossário Eleitoral

Boletim de Urna (BU) é o documento emitido em cada seção eleitoral após a conclusão da votação em uma urna eletrônica. É desse modo que o Glossário Eleitoral explica esse importante documento, que, juntamente com outros mecanismos de auditabilidade, atesta a transparência e a credibilidade do sistema eletrônico de votação brasileiro. O Glossário pode ser acessado no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Boletim de Urna (BU) contém as seguintes informações dos dados registrados na urna eletrônica: total de votos por partido; total de votos por candidato; total de votos nulos e em branco; total de comparecimento em voto; identificação da seção e da zona eleitoral; hora do encerramento da eleição; código interno da urna eletrônica; e sequência de caracteres para a validação do boletim.

O BU é emitido em número de cópias não inferior a cinco, a partir de sua imagem existente na mídia fixa. Uma cópia do boletim é gravada na mídia removível, criptografada, para ser utilizada durante a fase de apuração dos resultados da urna.

Para saber mais detalhes sobre o documento, confira a matéria Boletim de Urna traz o resultado impresso da seção de votação.

O Glossário

O Glossário Eleitoral Brasileiro oferece um panorama do desenvolvimento das eleições e do processo brasileiro desde os tempos do Império, mostrando a evolução das leis e dos sistemas de votação.

O serviço traz mais de 300 verbetes jurídicos utilizados pelos operadores do Direito Eleitoral. As expressões são de fácil consulta, pois estão separadas em ordem alfabética.

EM/LC, DM

 

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901,
Tribunal Superior EleitoralTel.:(61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário : segunda a sexta, das 11h às 19h. De acordo com a portaria 759, de 15 de agosto de 2022, aos sábados, domingos e feriados, compreendidos entre 15 de agosto e 19 de dezembro de 2022, as atividades do protocolo judiciário e administrativo do Tribunal Superior Eleitoral serão realizadas das 13 às 18 horas.

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido