Representantes do Senado visitam TSE para inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica

Servidores da área de Tecnologia da Informação do Legislativo conheceram as funcionalidades do sistema eletrônico de votação

Representantes do Senado inspecionam Código Fonte e Urna - 28.04.2022

Nesta terça (26), quarta (27) e quinta-feira (28), representantes da área de Tecnologia da Informação do Senado Federal estiveram na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conhecer as funcionalidades do sistema eletrônico de votação e inspecionar os códigos-fonte da urna eletrônica.

Durante a visita, técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal (STI/TSE) forneceram diversas informações sobre a urna eletrônica e apresentaram um panorama geral do sistema eletrônico de votação brasileiro. Além disso, os representantes do Legislativo também tiveram a oportunidade de conhecer a urna desmontada e acessar os componentes que fazem o equipamento funcionar.

Os servidores da Justiça Eleitoral expuseram ainda as várias etapas que integram o processo eleitoral, destacando principalmente a confiabilidade da urna eletrônica, bem como a transparência e a segurança do sistema que garante a lisura das eleições.

O assessor de planejamento da STI, Elmano Alves, informou que o sistema eletrônico de votação tem credibilidade comprovada e que a urna eletrônica é uma das responsáveis por solucionar fraudes que existiam na época do voto em cédulas de papel. Ele destacou que “fraudar o sistema é inviável”, pois existem várias barreiras de segurança que dificultam a ação daqueles que tenham interesse em lesar de alguma forma o voto eletrônico.

O analista legislativo do Senado Federal Robson Paniago enfatizou a importância dessas ações para o fortalecimento das eleições no Brasil. Ele frisou que são primordiais iniciativas como essa.

“Vejo como um processo de construção, em que todos aprendem. Cada uma [instituição] que participa ajuda a subsidiar as ações do processo eleitoral brasileiro. É um desenvolvimento contínuo dos softwares da urna e dos outros elementos que são usados para realizar o pleito eleitoral. Percebemos que foram incorporados novos mecanismos de segurança e outros aspectos que ajudam a evitar qualquer fraude. Quanto mais gente olhar, e ainda mais próximo da eleição, aumenta-se um pouco mais a certeza [de segurança] de todo o processo das eleições”, ressaltou o servidor do Senado.

Sistema de votação

Os técnicos do Senado também foram informados sobre os programas e as ferramentas operacionais que são utilizados para o funcionamento da urna eletrônica. O chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, apresentou todo o procedimento de funcionamento do equipamento, explicando desde a emissão da zerésima até a apuração, a emissão do Boletim de Urna (BU) e o Registro Digital do Voto (RDV).

Análise dos códigos-fonte

Desde outubro de 2021, o TSE disponibiliza um espaço físico para receber partidos políticos e entidades interessadas para a inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica e de todos os programas do sistema eletrônico de votação que serão utilizados no pleito deste ano. O local preparado para a análise das informações funciona na Sala Multiúso, no subsolo do edifício-sede do TSE, até agosto de 2022.

TP/LC, DM

Leia mais:

24.02.2022 - Representantes do MPF inspecionam códigos-fonte da urna eletrônica e do sistema eletrônico de votação

09.12.2021 - TSE recebe representantes do Partido Liberal para verificar segurança do sistema eleitoral

30.11.2021 - Integrantes do PV participam de inspeção dos códigos-fonte do sistema eletrônico de votação, na sede do TSE

04.10.2021 - TSE disponibiliza espaço para análise dos códigos-fonte dos programas do sistema eletrônico de votação

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido