90 anos da Justiça Eleitoral: TSE inaugura exposição em comemoração à data

Durante cerimônia, Tribunal e Abradep firmaram termo de cooperação para a produção de documentários sobre o tema

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - Lançamento da exposição 90 anos da JE e do Voto Feminino - 02....

“É fundamental que as instituições preservem sua memória. É fundamental que o país preserve sua memória. É fundamental tanto para abandonar a lógica dos ataques quanto para adotar uma agenda propositiva de soluções para o Brasil”.  Com essas palavras, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, deu início à cerimônia de inauguração da exposição 90 Anos da Justiça Eleitoral, na tarde desta terça-feira (2), no Museu do Voto da Corte, em Brasília.

Durante o evento, o TSE e a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) também assinaram o termo de cooperação para a produção de documentários com personalidades que contribuíram para a construção da Justiça Eleitoral. 

1/ Galeria de imagens

“É neste abraço institucional que nós implementamos esta primeira diretriz [termo de cooperação], e a ela se soma uma segunda, que é preservar o processo democrático brasileiro”, disse o presidente do TSE. Ele destacou que a Abradep promove estudos, capacitação e difusão de conhecimentos relacionados ao Direito Eleitoral, e que a parceira contribui para a aproximação do Tribunal com a comunidade acadêmica.

Luiz Fernando Casagrande Pereira, coordenador-geral da Abradep, lembrou que a instituição é formada por cerca de 400 professores, juízes, promotores e advogados, inclusive muitos servidores da Justiça Eleitoral.  “Não há uma única voz dissonante na defesa da Justiça Eleitoral e do sistema de votação na Abradep”, afirmou.

Exposição

A exposição faz parte das celebrações dos 90 anos da Justiça Eleitoral, comemorados este ano. Em nome de Cleber Schumann, secretário de Gestão da Informação e Conhecimento (SGIC) do TSE, área responsável pela mostra, o ministro Fachin agradeceu a todas as áreas do Tribunal e às pessoas envolvidas no desenvolvimento do projeto.

O titular da SGIC destacou que a construção da exposição foi um desafio bem estimulante e interessante, pois ela conta a história por temas, não narrando os fatos cronologicamente, mas sim expondo o acervo do Museu do Voto do TSE. “A nossa ideia foi construir e elaborar uma exposição que fosse um ambiente permanente na Seção do Museu do Voto, dando grande destaque para a urna eletrônica”, destacou.

A exposição é dividida em 12 estandes, cada um com uma temática relacionada à história dos 90 anos da Justiça Eleitoral, como títulos, urnas, mapas de apuração, togas, sedes e documentos eleitorais em geral. Logo na entrada, o primeiro estande apresenta uma maquete gigante da urna eletrônica. 

“A proposta é que esse ambiente seja permanente e que vá se aprimorando no decorrer do tempo, com atualizações de conteúdo, para que continuemos a contar ainda mais sobre a belíssima história da Justiça Eleitoral”, destacou Cleber.

Ele ainda lembrou que a exposição foi construída sem patrocínio externo, com recursos do próprio TSE, e agradeceu o apoio das Secretarias de Administração, Tecnologia da Informação e de Comunicação e Multimídia para a realização da mostra, que será aberta ao público externo a partir de 16 de agosto.

O vice-presidente do TSE, Alexandre de Moraes, a ministra da Corte Maria Claudia Bucchianeri e deputada federal Margarete Coelho também participaram da cerimônia.

HL, LT, GA/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido