Ao lançar campanha para mesários, Fachin convida eleitores a serem “embaixadores da democracia”

Convite foi feito durante a sessão de abertura do 2 semestre forense. Iniciativa começou a ser veiculada hoje nas emissoras de rádio e televisão de todo o país

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - Sessão extraordinária do TSE - 01.08.2022

Na abertura do segundo semestre forense de 2022, nesta segunda-feira (1º), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, convidou brasileiras e brasileiros a participarem das Eleições 2022 como mesárias e mesários, atuando como “embaixadores da democracia”. O convite foi feito ao lançar a mais recente campanha da Corte sobre o tema, que começou a ser veiculada hoje nas emissoras de rádio e televisão de todo o país.

“É nossa expressão a todas e todos para que aceitem essa nobre missão. Quem trabalha nas eleições é parte da solução e com a participação delas e deles é que a democracia fica completa”, destacou Fachin.

A peça de divulgação mostra a imagem de várias brasileiras e brasileiros e reforça o papel da população no fortalecimento da democracia e dos mecanismos que garantem o pleno funcionamento do processo eleitoral.

Acesse os arquivos da campanha.

Como ser mesário

Pessoas maiores de 18 anos em situação regular com a Justiça Eleitoral podem receber uma convocação para trabalhar como mesário ou se voluntariar. Além de prestar um serviço à democracia e ao país, aqueles que atuarem no pleito terão os dias trabalhados contados como horas complementares em cursos universitários, servirão como critério de desempate em concurso público – se houver essa previsão no edital – e terão direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado, sem perder o salário.

Confira como se inscrever para mesário nas Eleições 2022.

TP/LC, DM

Leia mais:

01.08.2022 – Campanha do TSE convida eleitorado brasileiro a atuar como mesário nas Eleições 2022

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido