App Mesário: nomeados para trabalhar nas Eleições 2022 poderão fazer treinamento on-line

Aplicativo pode ser baixado na Google Play e na App Store

App Mesário - 15.08.2022

Já está disponível para download na Google Play e na App Store o aplicativo Mesário, desenvolvido pela Justiça Eleitoral (JE) para treinar as pessoas que atuarão nas Eleições Gerais de 2022, marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno).

Além de oferecer todas as informações necessárias às mesárias e aos mesários que auxiliarão a JE no pleito geral, a nova versão da ferramenta também possibilita a visualização do progresso das aulas e divide os conteúdos por blocos de assuntos. Para utilizar o aplicativo, é preciso se identificar pelo número do título de eleitor. Só quem tiver sido formalmente nomeado para trabalhar nas eleições terá acesso às funcionalidades.

A colaboração dos mesários é essencial para o bom andamento dos trabalhos eleitorais, como explica a assessora da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral (SGP/TSE) Ana Claudia Mendonça, que coordenou o Grupo de Trabalho responsável por elaborar as instruções voltadas às pessoas que trabalharão em prol da democracia brasileira em outubro.

Segundo a servidora, sem a ajuda das mesárias e dos mesários, não seria possível realizar uma eleição no Brasil. “O mesário é uma força motriz da eleição. Ele representa a Justiça Eleitoral no dia das eleições e tem uma importância enorme para a cidadania e para a nossa democracia”, diz.

Ainda de acordo com a assessora, esses colaboradores exercem a cidadania duplamente, pois, além de votar, também recepcionam o eleitorado nas seções eleitorais e garantem que todas as pessoas possam votar com tranquilidade. “A gente é muito grato à participação dos mesários. São mais de 2 milhões nessa força cívica”, agradece a servidora, em nome de toda a Justiça Eleitoral.

Capacitação on-line

Ana Claudia explica que a capacitação pelo aplicativo, disponibilizada pela primeira vez nas Eleições Municipais de 2020, se tornou um sucesso entre mesárias e mesários. Como aquele pleito ocorreu em meio à eclosão da covid-19, foi necessário modificar o formato do treinamento, que passou a ser realizado também pelo app.

“Por incrível que pareça, foi a maior capacitação que a gente conseguiu fazer. Foram 250 mil pessoas capacitadas pelo Ensino a Distância (EaD) e quase 1 milhão pelo aplicativo”, revela a servidora.

Embora o app e o ensino a distância sejam as formas prioritárias de treinamento em 2022, alguns Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) podem optar por fazer a capacitação de forma presencial.

Material em texto e vídeo

O material está organizado em módulos de forma a tornar a navegação intuitiva e de fácil acesso por parte dos usuários. O conteúdo vem acompanhado de imagens ilustrativas, cartilhas e outros documentos de apoio, como o Manual do Mesário e o Guia Rápido para o Dia da Eleição. Também fica à disposição dos mesários um vídeo com instruções e treinamento específico para quem vai atuar nas Eleições 2022.

No aplicativo, ainda podem ser encontradas orientações sobre fluxo de votação; procedimentos a serem adotados na seção eleitoral; checklist de início e de encerramento dos trabalhos; dicas de como combater a desinformação; medidas sanitárias para prevenção do contágio pelo coronavírus; quiz para testar conhecimentos; e soluções para possíveis problemas que podem ocorrer durante a votação.

Novas urnas e recursos de acessibilidade

A ferramenta contém ainda informações relativas às novas urnas eletrônicas modelo 2020 (UE2020) e explicações a respeito dos recursos de acessibilidade presentes nos equipamentos, como a janela de intérprete de Libras – para auxiliar eleitores surdos a saber o cargo que está em votação no momento. Há também o teclado em Braile e a ativação do áudio da urna, desenvolvidos para assegurar que pessoas com deficiência visual tenham autonomia na hora de votar.

Treinamento deve ser concluído até 1º de outubro

Ao final do treinamento, que deve ser concluído até o dia 1º de outubro, mesárias e mesários poderão emitir um certificado de participação, que será gerado em PDF e virá com um QR Code para possibilitar a validação do documento por meio do Canal do Mesário. A previsão é de que o serviço de autenticação seja disponibilizado até o final desta semana.

BA/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901,
Tribunal Superior EleitoralTel.:(61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário : segunda a sexta, das 11h às 19h. De acordo com a portaria 759, de 15 de agosto de 2022, aos sábados, domingos e feriados, compreendidos entre 15 de agosto e 19 de dezembro de 2022, as atividades do protocolo judiciário e administrativo do Tribunal Superior Eleitoral serão realizadas das 13 às 18 horas.

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido