Eleições 2022: Instituto dos Advogados Brasileiros reitera confiança no sistema eletrônico de votação

Durante reunião com o presidente do TSE, grupo reforçou o compromisso com a manutenção do regime democrático no país

Audiência com o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros - 08.08.2022

Na noite desta segunda-feira (8), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, recebeu o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Limeira Sanches, e demais representantes da entidade para debater pontos relacionados à defesa do sistema eleitoral do país. Durante o encontro, Fachin afirmou que as Eleições Gerais de 2022, marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno), serão o pleito mais auditado do Brasil.

Ao lembrar que na última segunda (1º) foi realizada reunião com a presença maciça de 84 representantes de instituições fiscalizadoras, Edson Fachin reforçou a importância da participação ativa das entidades legitimadas a auditar o processo eleitoral como forma de garantia de respeito à soberania popular. “É fundamental essa articulação da sociedade civil para que não se tenha presente essa narrativa de eventual desrespeito ao resultado das eleições”, disse.

1/ Galeria de imagens

O ministro também enalteceu a postura ativa do IAB em defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito, posição que, segundo ele, é “coerente com o histórico” da entidade e “orgulha a todos” que dela fazem parte. “[O IAB] não é um instituto contemplativo de abstrações teóricas; é um instituto interveniente do seu tempo, que participa das discussões”, afirmou, ao agradecer pela parceria em favor da democracia e do sistema eletrônico de votação.

Sydney Limeira Sanches, presidente da entidade, enfatizou a confiança do IAB nas urnas eletrônicas e reiterou o compromisso do Instituto com a manutenção do regime democrático no país, além de oferecer o apoio irrestrito na luta contra a desinformação que busca lançar dúvidas sobre o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral na organização das eleições brasileiras.

“Temos buscado cumprir nosso papel histórico. O Instituto tem 149 anos, sempre em defesa da liberdade e do Estado Democrático de Direito”, ressaltou o presidente do IAB. Desde junho deste ano, o Instituto é um dos parceiros do TSE no Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação.

Ao final da visita, Fachin foi homenageado pela entidade pela atuação firme em prol da democracia e da obediência aos preceitos ditados pela Constituição Federal de 1988.

Além do ministro e do presidente do IAB, também participaram do encontro a secretária-geral da Presidência, Christine Peter; o 1º vice-presidente do Instituto, Carlos Eduardo Campos Machado; a conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil pela Seccional do Ceará Ana Vládia Feitosa; os membros do Instituto Carlos Eduardo de Campos Machado, Fernando Augusto Henriques Fernandes, Carlos José dos Santos da Silva e Maíra Fernandes; e os representantes institucionais da entidade Luís Antônio Camargo de Melo, Joelson Costa Dias e Hélio das Chagas Leitão Neto.

BA/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido