Eleições 2022: termina nesta quarta (3) prazo para nomeação de mesários

Cerca de dois milhões de pessoas devem atuar nas eleições deste ano

imagem colorida de banner da convocação dos mesários - Eleições 2022

Esta quarta-feira, 3 de agosto, é a data-limite para a nomeação pela Justiça Eleitoral de mesárias e mesários que vão trabalhar nas Eleições 2022. O primeiro turno está marcado para dia 2 de outubro e eventual segundo turno deve ocorrer no dia 30, conforme o calendário eleitoral.

Aqueles que vão atuar nas seções instaladas em estabelecimentos penais e nas unidades de internação de adolescentes poderão ser nomeados até 26 de agosto, de acordo com o artigo 120 do Código Eleitoral.

Também termina hoje o prazo para que juízas e juízes eleitorais definam quem vai compor as mesas receptoras de votos e de justificativas e aqueles que vão dar o apoio logístico nos locais de votação.

Há eleitores que são convocados para prestar serviços em uma eleição, e os voluntários, que se oferecem para os trabalhos eleitorais. O pleito deste ano deve contar com a participação de cerca de dois milhões de mesários, entre convocados e voluntários. Eleitores maiores de 18 anos e que estão em situação regular com a Justiça Eleitoral podem ser mesários.

Veja mais informações no canal do TSE no YouTube.

Para ficar de olho

Também termina hoje o prazo para a nomeação, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), das mesas receptoras de votos do exterior.

Além disso, hoje é a data-limite para publicação dos locais designados para o funcionamento das mesas receptoras de votos, inclusive para o voto em trânsito, e de justificativas, indicando as seções, com o local em que deverão funcionar, como a rua, número e qualquer outro elemento que facilite a sua localização pelo eleitor.

Finaliza ainda nesta quarta (3) o prazo para para os presidentes do TREs façam a nomeação dos integrante das juntas eleitorais para as Eleições 2022.

O melhor lugar para saber tudo sobre o tema Mesários é a página especial Canal do Mesáriono Portal da Justiça Eleitoral. O espaço virtual está, inclusive, com novo layout para estas eleições. Mais atraente, moderna, dinâmica e objetiva, a página traz informações importantes para quem vai colaborar com a Justiça Eleitoral.

MM/CM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido