Encerramento do curso para jornalistas aborda consulta de dados estatísticos da Justiça Eleitoral

Técnicos e especialistas apresentaram diversos assuntos relacionados às eleições durante cinco dias de aulas on-line; conteúdo ficará disponível no YouTube

Thais Almeida - Curso para jornalistas - 29.08.2022

Os dados estatísticos da Justiça Eleitoral foram tema de encerramento do curso “Cobertura das Eleições 2022 e Direito Eleitoral”, finalizado nesta segunda-feira (29).

Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostraram como os jornalistas e demais interessados podem acessar os números disponíveis nos sistemas DivulgaCandContas, Estatíticas e Portal de Dados Abertos da Justiça Eleitoral.

Felipe Antoniazzi, Thais Almeida Nunes Martins e Leonardo Ferreira trouxeram um panorama detalhado de cada uma dessas ferramentas e como elas auxiliam para dar transparência a dados importantes para cidadãs, cidadãos e profissionais da imprensa.

1/ Galeria de imagens

A nova versão da página de estatísticas eleitorais é uma importante ferramenta de transparência e de acesso à informação que reúne dados sobre eleitorado, candidaturas, resultados das eleições, dados processuais, prestação de contas, comparecimento e abstenção, e mesários, entre outros.

Para este ano, a página foi reformulada e proporciona uma visualização mais simples, mais dinâmica e acessível, com infográficos e informações detalhadas dos dados apresentados.

Outros temas

Com duração de 15 horas e promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), o curso tem como objetivo preparar jornalistas e especialistas da área para propagar os conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral.

Foram cinco aulas on-line apresentadas de 22 a 29 de agosto. Durante esse período, os especialistas da Justiça Eleitoral falaram sobre temas diversos como arrecadação e gastos de campanha; sistema eletrônico de votação; normas aplicadas às Eleições 2022; ações de combate á desinformação, dentre outros.

Com o encerramento, o conteúdo ficará disponível para acesso público no canal do TSE a partir da próxima segunda-feira (5).

MM/CM, DM

Leia mais:

26/08/2022 - Curso para jornalistas aborda práticas de combate à desinformação

24.08.2022 - Curso para jornalistas trata de gastos de campanha e segurança do sistema eletrônico

23.08.2022 - Curso para jornalistas aborda inovações nas normas das Eleições 2022

22.08.2022 - Secretário e assessores do TSE abrem curso para jornalistas sobre as Eleições 2022

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido