Escola Judiciária do TSE promove curso sobre segurança das eleições para alunos de todo o país

Participaram da capacitação cerca de 350 pessoas, entre representantes de partidos, parceiros institucionais, magistrados e servidores da Justiça Eleitoral

Curso EJE segurança das urnas 05.08.2022

Cerca de 350 pessoas acompanharam na tarde desta sexta-feira (5) o treinamento virtual que faz parte do curso “Segurança e Auditoria nas Eleições Brasileiras”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE). O conteúdo da aula on-line poderá ser acessado a qualquer momento no canal do TSE no YouTube.

A aula virtual realizada hoje foi ministrada pelo secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Julio Valente, e contou com a coordenação dos trabalhos da assessora-chefe da EJE, Polianna Santos.

Foram mais de 1,2 mil pessoas inscritas de todo o país. Participaram representantes de partidos políticos, parceiros institucionais e interessados de diversas áreas da sociedade, além de magistradas e magistrados, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral. Todos assistiram a uma apresentação detalhada, que proporcionou uma melhor compreensão sobre o funcionamento e as camadas de segurança do sistema eletrônico de votação.

Júlio Valente abordou a história das urnas eletrônicas e dos instrumentos de segurança e transparência do sistema de votação informatizado. O secretário da STI também destacou as iniciativas do Tribunal de combate à desinformação, as legislações relacionadas ao tema e as medidas para uma maior promoção da transparência das eleições, como o Teste Público de Segurança (TPS), o Teste de Integridade e outras formas de auditoria do voto.

A capacitação tem carga horária de 4 horas/aula, sendo 2 horas de treinamento virtual e 2 horas de apresentação de materiais, textos e vídeos em plataforma de Ensino a Distância (EaD). A certificação do curso se dará mediante a participação efetiva de todas as etapas.

Capacitação cidadã

Para a assessora-chefe da EJE/TSE, o objetivo principal da qualificação é promover melhor compreensão do funcionamento e das camadas de segurança do sistema eletrônico de votação.

“A desinformação sobre o processo eletrônico de votação fomenta uma necessidade de promover informação segura e de qualidade, com linguagem simples e direta. Mas, além disso, o curso é um espaço para formar multiplicadores, ajudando a levar informação correta e colaborar com a legitimidade do processo eleitoral”, afirma Polianna Santos.

Para a aluna Auremar Sabino, o curso vai acrescentar na sua formação acadêmica e possibilitar a atuação como agente de conscientização política na comunidade.

O colega de capacitação, Renan Ferreira Silva, agradeceu pela possibilidade de participar do treinamento, que, segundo ele, foi uma forma democrática de obter as informações sobre o processo eleitoral e ter garantida ainda mais a inclusão cidadã do sistema político.

Juanil Araújo ressaltou a importância do curso, enfatizando que um bom treinamento, com informações claras e precisas, ajuda a contribuir para o combate à desinformação e para a manutenção da democracia.

Saiba mais sobre cursos disponíveis pela EJE/TSE.

TP/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido